Nanopartícula polimérica contendo óleo de babaçu para o encapsulamento do peptídeo imunodominante do Herpes simplex vírus

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-04-05
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
O Herpes simplex vírus tipo 2 (HSV-2) é o agente causador de uma doença infecciosa genital que acomete milhões de indíviduos mundialmente e que não tem cura nem vacina disponível. Portanto, alternativas terapêuticas para melhorar a resposta imune específica da mucosa são extremamente necessárias. SSIEFARL é um peptídeo murino de 8 aminoácidos da glicoproteína B do HSV considerado um peptídeo imunodominante de células T CD8+ em camundongos. Durante a infecção por HSV-2 em camundongos, mais de 50 % de todas as células T CD8+ são contra SSIEFARL, e a proteção da mucosa mediada por células T CD8+ é crucial para diminuir a recorrência do HSV-2 e a transmissão viral. Nanopartículas (NPs) foram descritas como sistemas de distribuição de medicamentos para peptídeos. Para avaliar o potencial uso do peptídeo imunogênico do HSV em um sistema de drug delivery (SDD), desenvolvemos e caracterizamos nanopartículas poliméricas contendo SSIEFARL (NanoSSIEFARL) na concentração final de 20 μg/mL e volume final de 10 mL. Após a produção das nanopartículas, o sistema foi incorporado a um hidrogel termorresponsivo (GelNanoSSIEFARL) para facilitar sua aplicação na mucosa e controlar melhor o perfil de liberação da NanoSSIEFARL. Além disso, descrevemos uma nova metodologia de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) para caracterizar SSIEFARL e as nanopartículas. O sistema nanoestruturado desenvolvido e incorporado ao gel proporciona resultados promissores e está apto para futuros ensaios in vivo.
Descrição
Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Biociências, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Nanociências, Herpes Simples, [en] Nanosciences, [en] Herpes Simplex
Citação
Coleções