Associação entre excesso de peso e proteína c reativa ultrassensível em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Resumo
A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença limitante, de alta complexidade caracterizada por alterações morfológicas e funcionais do coração e, é a via final de várias doenças cardíacas. Conhecida como a mais frequente causa de hospitalizações entre os idosos. No Brasil, estima-se que cerca de 6 milhões apresentem diagnóstico de IC. O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco conhecidos e fortemente associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e mortalidade da população em geral. No Brasil, a prevalência de obesidade chega a 15% dos adultos, e estima-se que metade da população maior de 20 anos apresente excesso de peso. Em indivíduos obesos, os níveis de proteínas de fase aguda e citocinas próinflamatórias apresentam-se mais elevados que em pacientes eutróficos. Um fator importante na inflamação, a proteína C reativa ultrassensível (PCR-us) pode ser utilizada como marcador associado ao prognóstico de pacientes com IC. No entanto, estudos sugerem que o sobrepeso e obesidade estão associados a maior sobrevida de pacientes com IC se comparados aos eutróficos ou com baixo peso. Com base no que foi exposto, este estudo se propõe a investigar a associação de medidas antropométricas com a PCR-us em pacientes hospitalizados por IC.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Citação
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

