Recursos visuais educativos para a escolha do acesso venoso em neonatologia
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Data
2024
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Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: A tecnologia da informação aplicada ao ensino integrando as práticas de
aprendizagem bidirecionais (professor/aluno ou aluno/professor) em saúde possibilita a
construção de conhecimento de forma efetiva. O conhecimento sobre o acesso venoso
fundamenta a realização das escolhas adequadas e garante a segurança do paciente, em especial
em pacientes pediátricos/neonatais com doenças agudas e crônicas. Desta forma, em
concordância ao local de estudo relacionado com a prática profissional da mestranda, sobre a
educação permanente/serviço, a pesquisa permeou o caminho do enfermeiro neonatal na
qualificação do processo de cuidado centrado no acesso venoso do paciente neonatal. Objetivo:
Elaborar um recurso visual educativo abordando o acesso venoso neonatal, para o apoio ao(à)
enfermeiro(a) assistencial, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
Métodos: A pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como públicoalvo os enfermeiros assistenciais neonatais de um hospital público de Porto Alegre, realizada
entre novembro de 2020 e dezembro de 2022. Os materiais elaborados foram um questionário
pré-intervenção, um vídeo instrucional educativo e um questionário pós-intervenção. Os passos
metodológicos envolveram duas fases, sendo elas, 1) a elaboração dos materiais e instrumentos
necessários à pesquisa e, 2) a implantação dos recursos desenvolvidos na fase 1. Os resultados
estatísticos ocorreram por frequência absoluta e relativa, sendo a unidade de medida avaliada
pelos testes Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher quando adequados. As análises foram
realizadas no software SPSS versão 25 e com nível de significância de 0.05. Resultados: O
produto tecnológico principal deste estudo foi um vídeo como recurso visual educativo, além
de dois storyboards. O vídeo apresentou orientações para a proteção da rede venosa do paciente
neonatal. A classificação quanto ao uso do vídeo educativo foi de 95,6% como
importante/muito importante e ao uso do conteúdo apresentou 100% de aplicação na prática
laboral como apoio aos profissionais que prestam o cuidado neonatal com práticas baseadas em
evidência. Conclusão: Apesar da exclusividade de contato on-line e da sobrecarga de trabalho
em tempos pandêmicos, esta produção oportunizou aos profissionais uma alternativa de apoio
na escolha do acesso venoso neonatal, com conteúdo relevante, o qual possibilitou a reflexão
da prática profissional neonatal. Reitera-se que estudos com uma amostra mais robusta possam
contribuir positivamente para a proteção da rede venosa neonatal, que é tão imatura e frágil
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Recursos Audiovisuais, Educação Continuada, Enfermagem Neonatal, Cateterismo, Tecnologia, [en] Audiovisual Aids, [en] Education, Continuing, [en] Neonatal Nursing, [en] Catheterization, [en] Technology