Construção de um motor de inferência para análise de desempenho em ambientes virtuais de aprendizagem aplicados ao ensino da medicina de família e comunidade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Os jovens das novas gerações nascem e se desenvolvem imersos em um mundo de constantes inovações tecnológicas. Ambientes abstratos como a internet tornam-se concretos e tão indispensáveis quanto necessidades básicas do cotidiano. A integração entre novidades da tecnologia e ensino tradicional precisa ser considerada como forma de atrair o interesse e reforçar o aprendizado deste novo público que chega as instituições de ensino. No ensino médico, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como forma de simuladores dos pacientes virtuais, surgem na forma de ferramentas auxiliares aos educandos criando cenários de casos clínicos muitas vezes de difícil obtenção nas quantidades necessárias para a prática educativa. O objetivo deste trabalho é a construção e avaliação de um simulador de casos clínicos chamado SimDeCS (Simulador em Tomada de Decisão em Cuidados de Saúde), um instrumento de software dotado de um motor de inferência capaz de acompanhar o desempenho dos alunos submetidos a simulações e apresentar feedback das decisões tomadas pelo educando o estimulando a continuar no caminho escolhido ou mesmo o fazendo refletir sobre sua conduta. Buscando avaliar o motor de inferência desenvolvido para o SimDeCS, foi realizada uma oficina com a participação de médicos de família do curso de Pós-Graduação em Saúde da Família (UFCSPA / UNA-SUS). Apesar de uma avaliação definitiva ser necessária, os resultados obtidos demonstraram que foi viável a construção de um simulador e os dados obtidos durante a avaliação sugerem que o motor de inferência desenvolvido é eficaz nas reconduções de conduta do educando fazendo-os refletirem sobre o caminho escolhido.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Educação Médica, Ensino em Medicina, Mediação, Simulação de Paciente, Sistemas Multiagente, SimDeCS, [en] Education, Medical, [en] Negotiating, [en] Patient Simulation
Citação