Neuropatia diabética e instabilidade ao andar em uma população de pacientes com diabetes mellitus tipo 2: associação com sintomas depressivos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Resumo

Introdução: A neuropatia diabética foi descrita como um fator de risco para depressão em diversos estudos e ambas as condições têm sido relacionadas com instabilidade ao andar, em um estudo longitudinal. Objetivo: Avaliar se um questionário de sintomas simples, (que inclui uma pergunta relacionada à instabilidade ao andar, o DNS-Score), apresenta associação das respostas com a presença de neuropatia e de depressão, em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Material e Métodos: Em um estudo transversal, a presença de neuropatia foi avaliada em 203 pacientes com DM2. O questionário de avaliação de sintomas de neuropatia diabética, Diabetic Neuropathy Symptom (DNS) Score, foi utilizado para a separação dos pacientes em dois grupos: aqueles confirmados com sintomas - DNS (+) e aqueles sem sintomas - DNS (-). Utilizou-se o instrumento de triagem Neuropatia de Michigan (MNSI) foi utilizado para definir a presença de neuropatia e o Inventário de Beck para definir a depressão. Resultados: Foi encontrada uma prevalência de 63% de DNS (+) na amostra de pacientes com DM2. Na análise univariada, o grupo DNS (+) apresentava aumento da duração do DM2 (P = 0,017), MNSI positivo para neuropatia (p = 0,017), presença de sintomas de neuropatia no questionário Michigan (p <0,001) e presença de neuropatia no exame físico (p = 0,017). Em um modelo de regressão logística, a duração do diabetes (p = 0,026) e uma pontuação positiva Beck (p = 0,008) foram associadas de forma independente com um DNS (+). Conclusões: Em pacientes com DM2, o questionário DNS (+) está independentemente relacionado à duração do diabetes e a depressão avaliada pela pontuação Beck, mas não aos sinais de neuropatia avaliados pelo MNSI.

Descrição

Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic