Eficácia da terapia miofuncional associada à terapia vocal na reabilitação da disfagia orofaríngea neurogênica: ensaio clínico randomizado duplo cego

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Resumo

Objetivo: verificar se a terapia composta por exercícios miofuncionais associados a exercícios vocais é mais eficaz para reabilitar a deglutição em pacientes com acidente vascular cerebral do que a terapia com foco em exercícios miofuncionais. Metodologia: trata-se de um ensaio clínico piloto, randomizado e duplo cego, composto por dois grupos diferentes, um controle, que realizou apenas exercícios miofuncionais, e um experimental, que realizou exercícios miofuncionais e vocais. As avaliações e as terapias foram realizadas por pesquisadores diferentes e os pacientes foram alocados com base numa lista de números randomizados. Os participantes não souberam a que grupo faziam parte. Foram realizadas avaliações pré e pós terapia a fim de verificar as informações pertinentes ao estudo. Resultados: o grupo experimental apresentou diferença estatisticamente significativa entre as avaliações antes e depois da terapia indicando que a combinação de exercícios miofuncionais com exercícios vocais é mais eficaz e propicia maior melhora dos níveis de ingesta por via oral comparado ao grupo controle. Por outro lado, o grupo controle também apresentou melhora ainda que em grau menor comparado ao grupo experimental.

Descrição

Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic