Jogos como Recurso Terapêutico para a Funcionalidade dos Membros Superiores na Doença de Parkinson
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Data
2023-09-23
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Editora
Editor Literário
Resumo
A presente tese é constituída por três estudos. Artigo 1: Uma revisão sistemática
foi conduzida com o objetivo de quantificar e analisar o efeito de protocolos de
terapia baseada em Realidade Virtual (RV) na destreza manual em indivíduos
com doença de Parkinson (DP). A busca foi realizada nas bases de dados
PubMed, EMBASE e PEDro até dezembro de 2020 e oito artigos foram incluídos
na análise. Embora a maioria tenha demonstrado melhora na destreza manual,
os artigos apresentaram alto risco de viés e baixa qualidade metodológica. Os
resultados sugeriram que a terapia baseada em RV possui potencial e viabilidade
como protocolo de reabilitação para destreza manual, porém os estudos
analisados não abordaram os impactos relacionados às atividades de vida diária
(AVD’s) e à qualidade de vida (QV) na DP. Artigo 2: Teve como objetivo verificar
os efeitos de uma intervenção nos membros superiores (MMSS) utilizando
equipamento de RV não imersivo nas AVD’s e na QV de indivíduos com DP, por
meio de uma série de casos. Seis participantes foram avaliados por meio do
miniexame do estado mental, da escala unificada de avaliação para a DP
(UPDRS), do questionário sobre a doença de Parkinson (PDQ-39) e do test
d’évaluation des membres supérieurs de personnes âgées (TEMPA). As
intervenções tiveram duração de 27 minutos, duas vezes por semana, durante
cinco semanas, utilizando o Leap Motion Controller. Observou-se melhora na
força e resistência muscular, nas AVD’s e na QV. Portanto, o protocolo baseado
em RV aplicado nos MMSS foi eficaz para melhorar as variáveis analisadas,
além de servir como piloto para o protocolo das atividades virtuais e referência
para o cálculo amostral do estudo principal. Artigo 3: Este ensaio clínico
randomizado teve como objetivo analisar e comparar os efeitos de jogos de RV
não imersiva com jogos de tabuleiro na funcionalidade dos MMSS, AVD’s e QV
na DP. Vinte participantes, Hoehn & Yahr 2-3, foram divididos em dois grupos:
jogos de RV não imersiva (n = 10) e jogos de tabuleiro (n = 10). As sessões
tiveram duração de 30 minutos, duas vezes por semana, durante 8 semanas e
os participantes foram avaliados quanto às AVD’s (TEMPA e MDS-UPDRS-II),
função motora geral (MDS-UPDRS-III), destreza manual através do Box and
Block Test (BBT) e Nine Hole Peg Test (9HPT), além da qualidade de vida (PDQ-
39). Os resultados mostraram que ambos os tratamentos foram eficazes, não
havendo diferença significativa entre os grupos em relação as variáveis. Houve
melhora nas AVD’s, conforme evidenciado pela execução das tarefas do TEMPA
e MDS-UPDRS-II. Além disso, a destreza manual apresentou resultados
positivos no BBT e 9HPT, com os jogos de RV demonstrando melhora intragrupo
e na comparação intergrupos. Ambos os grupos mostraram melhora na função
motora e na qualidade de vida. Portanto, constatou-se que os jogos de RV não
imersivos e os jogos de tabuleiro têm um grande potencial como protocolos de
reabilitação para os MMSS, impactando diretamente nas AVD’s e na QV de
indivíduos com DP. O caráter desafiador e motivador dessas abordagens pode
oferecer uma nova perspectiva de tratamento, especialmente nos estágios
iniciais a moderados da doença.
Descrição
Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Doença de Parkinson, Extremidade superior, Realidade Pacienteirtual, Jogos e Brinquedos, Atividades Cotidianas, Qualidade de Vida, [en] Parkinson Disease, [en] Upper Extremity, [en] Virtual Reality, [en] Play and Playthings, [en] Activities of Daily Living, [en] Quality of Life