Jogos como Recurso Terapêutico para a Funcionalidade dos Membros Superiores na Doença de Parkinson

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Data
2023-09-23
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Editor Literário
Resumo
A presente tese é constituída por três estudos. Artigo 1: Uma revisão sistemática foi conduzida com o objetivo de quantificar e analisar o efeito de protocolos de terapia baseada em Realidade Virtual (RV) na destreza manual em indivíduos com doença de Parkinson (DP). A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, EMBASE e PEDro até dezembro de 2020 e oito artigos foram incluídos na análise. Embora a maioria tenha demonstrado melhora na destreza manual, os artigos apresentaram alto risco de viés e baixa qualidade metodológica. Os resultados sugeriram que a terapia baseada em RV possui potencial e viabilidade como protocolo de reabilitação para destreza manual, porém os estudos analisados não abordaram os impactos relacionados às atividades de vida diária (AVD’s) e à qualidade de vida (QV) na DP. Artigo 2: Teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção nos membros superiores (MMSS) utilizando equipamento de RV não imersivo nas AVD’s e na QV de indivíduos com DP, por meio de uma série de casos. Seis participantes foram avaliados por meio do miniexame do estado mental, da escala unificada de avaliação para a DP (UPDRS), do questionário sobre a doença de Parkinson (PDQ-39) e do test d’évaluation des membres supérieurs de personnes âgées (TEMPA). As intervenções tiveram duração de 27 minutos, duas vezes por semana, durante cinco semanas, utilizando o Leap Motion Controller. Observou-se melhora na força e resistência muscular, nas AVD’s e na QV. Portanto, o protocolo baseado em RV aplicado nos MMSS foi eficaz para melhorar as variáveis analisadas, além de servir como piloto para o protocolo das atividades virtuais e referência para o cálculo amostral do estudo principal. Artigo 3: Este ensaio clínico randomizado teve como objetivo analisar e comparar os efeitos de jogos de RV não imersiva com jogos de tabuleiro na funcionalidade dos MMSS, AVD’s e QV na DP. Vinte participantes, Hoehn & Yahr 2-3, foram divididos em dois grupos: jogos de RV não imersiva (n = 10) e jogos de tabuleiro (n = 10). As sessões tiveram duração de 30 minutos, duas vezes por semana, durante 8 semanas e os participantes foram avaliados quanto às AVD’s (TEMPA e MDS-UPDRS-II), função motora geral (MDS-UPDRS-III), destreza manual através do Box and Block Test (BBT) e Nine Hole Peg Test (9HPT), além da qualidade de vida (PDQ- 39). Os resultados mostraram que ambos os tratamentos foram eficazes, não havendo diferença significativa entre os grupos em relação as variáveis. Houve melhora nas AVD’s, conforme evidenciado pela execução das tarefas do TEMPA e MDS-UPDRS-II. Além disso, a destreza manual apresentou resultados positivos no BBT e 9HPT, com os jogos de RV demonstrando melhora intragrupo e na comparação intergrupos. Ambos os grupos mostraram melhora na função motora e na qualidade de vida. Portanto, constatou-se que os jogos de RV não imersivos e os jogos de tabuleiro têm um grande potencial como protocolos de reabilitação para os MMSS, impactando diretamente nas AVD’s e na QV de indivíduos com DP. O caráter desafiador e motivador dessas abordagens pode oferecer uma nova perspectiva de tratamento, especialmente nos estágios iniciais a moderados da doença.
Descrição
Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Doença de Parkinson, Extremidade superior, Realidade Pacienteirtual, Jogos e Brinquedos, Atividades Cotidianas, Qualidade de Vida, [en] Parkinson Disease, [en] Upper Extremity, [en] Virtual Reality, [en] Play and Playthings, [en] Activities of Daily Living, [en] Quality of Life
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