Denúncias de irregularidades sanitárias e surtos de COVID-19 em serviços de alimentação ocorridos durante a pandemia em Porto Alegre/RS
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Data
2022
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Editora
Wagner Wessfll
Editor Literário
Resumo
A Organização Mundial da Saúde foi informada, em dezembro de 2019, sobre casos de
pneumonia em Wuhan, na China, causados pelo novo Coronavírus e em março de 2020
declarou a situação como Pandemia. Frente a este cenário, medidas sanitárias de controle
e prevenção foram tomadas em muitos países, inclusive, no Brasil. Consequentemente, a
Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) recebeu muitas denúncias relacionadas à
Pandemia da COVID-19 em serviços de alimentação de Porto Alegre. Os dados das
denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas de prevenção e controle da
Pandemia, à ocorrência de surtos de COVID-19, bem como de irregularidades sanitárias
ocorridas de março de 2020 a março de 2021 foram coletados e analisados neste trabalho.
Também foram avaliados os dados da investigação destas denúncias. O maior número de
denúncias envolveu os supermercados (41,42%) e minimercados, (21,7%). Das denúncias
recebidas e vistoriadas, a maioria era improcedente (67,65%). Nas denúncias procedentes
(9,47%), as principais irregularidades referentes ao descumprimento das medidas de
prevenção e controle da COVID-19 foram: o consumo de alimentos no local (18,46%),
aglomerações de pessoas (16,92%) e clientes ou funcionários sem uso de máscaras
(16,92%). As principais irregularidades sanitárias foram: deficiências na higienização
(30,30%) e ausência ou inadequação dos dispositivos para higienização das mãos
(24,24%). A conduta de intervenção preconizada pela EVA nas inspeções realizadas, foi
a educação em saúde através de orientações. As denúncias de surtos da COVID-19, na
sua maioria também ocorreu em supermercados (38,56%) e minimercados (27,12%).
Destas denúncias 55,08% foram procedentes e parcialmente improcedentes. O maior
número de casos de surtos investigados (24,67%) ocorreu no mês de fevereiro de 2021,
assim como o maior número de trabalhadores envolvidos, testados e com resultado
positivo. Considerando os dados analisados neste trabalho, salienta-se a importância da
conscientização dos empresários, trabalhadores e consumidores dos serviços de
alimentação sobre o cumprimento das medidas sanitárias impostas pelas legislações para
prevenção e controle da Pandemia de COVID-19.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Tecnologia em Alimentos, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
COVID-19, Serviços de Alimentação, Denúncia de Irregularidades, [en] Food Services, [en] Whistleblowing