Análise química de esteroides anabolizantes androgênicos apreendidos pela Secretaria da Receita Federal em correspondências veiculadas no Rio Grande do Sul

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Wagner Wessfll

Resumo

A presença de esteroides anabólicos androgênicos (EAAs) em produtos comerciais ilegais tem sido apontada como uma ameaça global para a saúde pública. Devido à correlação com efeitos toxicológicos adversos, há um interesse crescente na implementação de métodos simples para a determinação de EAAs em produtos apreendidos. Este trabalho explorou o desenvolvimento de uma abordagem de espectrometria de massas para caracterizar as formulações ilegais de óleo contendo EAAs. A otimização do preparo da amostra foi realizada através de um desenho simplex-centróide e a melhor condição foi descrita a seguir: uma alíquota de 5 μL de amostra foi adicionada com 995 μL de acetonitrila e água (75:25, v/v). A solução foi agitada com vórtice e centrifugada. Em seguida, foram adicionados 10 μL de sobrenadante com 35 μL de acetonitrila e água e 5 μL de testosterona-d3. Uma alíquota de 5 μL foi injetada no sistema analítico. O método desenvolvido foi validado e aplicado com sucesso em 115 amostras apreendidas. A testosterona e seus ésteres tiveram a maior incidência, encontrada em mais de 50% das amostras. Além disso, também foram encontrados fármacos como boldenona, metandienona e trembolona, onde a baixa qualidade das amostras foi evidenciada pela grande variação na concentração dos fármacos, sempre quantificada em subdoses. Por fim, pelo menos um EAAs foi detectado em cada amostra analisada. Os resultados estatísticos foram agrupados por análise de componentes principais, para melhor compreensão do perfil das amostras apreendidas. Concomitantemente, testes foram realizados para determinar a esterilidade das soluções testadas. Este trabalho estabeleceu com sucesso um método rápido e simples para determinação de EAAs e pode ser aplicado para verificar o perfil de amostras apreendidas.

Descrição

Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic