Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família por Assunto "[en] Health Management"
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Item Avaliação da Atenção Básica em Saúde de um município de pequeno porte na perspectiva do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB(2019) Almeida, Antonio Marcos de; Souza, Aline Corrêa deA Atenção Básica em Saúde (AB) ou Atenção Primaria à Saúde (APS) é uma estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde está ancorada nos seus atributos essenciais de primeiro nível de atenção, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado, impulsionando assim mudança da prática clínico- assistencial dos profissionais de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o processode trabalho desenvolvido na atenção básica em um município de pequeno porte a partir da ferramenta Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (AMAQ) Estudo de caráter transversal descritivo com abordagem quantitativa, realizado mediante aplicação da ferramenta AMAQ-AB à equipe de saúde da família, à coordenação da atenção básica e à gestão municipal de saúde em município de pequeno porte que não aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Os resultados e conclusões incluem que a não adesão e implementação do PMAQ-AB têm contribuído para a manutenção de uma prática de cuidado à saúde da população centrada no atendimento a demanda espontânea, sem planejamento de ações por parte da equipe e cada profissional agindo de maneira isolada. Três subdimensões foram avaliadas como insatisfatória: Apoio Institucional; Organização do Processo de Trabalho; Participação, Controle Social e Satisfação do Usuário. Cinco subdimensões foram avaliadas como regular. Três foram avaliadas como satisfatórias e somente a Dimensão Unidade Básica de Saúde foi avaliada como muito satisfatória. Na organização do processo de trabalho, onde se encontra os principais nós críticos: não há população adscrita para as equipes de saúde; o atendimento à demanda populacional se dá de maneira espontânea, sem agendamento; o cuidado é médico centrado; não há reunião de equipes de saúde; acolhimento ao usuário não está adotado; não realização de atividades de promoção à saúde; não há trabalho em equipe, com ciclo, planejamento-ação-avaliação. A partir desta pesquisa foi elaborado um projeto de intervenção, com oito padrões de qualidade que receberam as avaliações com menor desempenho. Utilizando a Matriz de Intervenção se propõe caminhos para superação das limitações e melhoria do acesso e da qualidade na atenção básica municipal.Item Demanda e perfil de usuários adultos classificados como pouco urgentes em unidade de pronto atendimento oriundos de uma rede de serviços de saúde comunitária(2019-08) Schafirowitz, Gisele de Césaro; Souza, Aline Corrêa deO Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) foi concebido tendo a Atenção Básica como principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde e estudos internacionais mostram que este nível de atenção é capaz de solucionar 85% das necessidades da população. Uma grande parcela da população entra no sistema através das emergências, com situações pouco urgentes, causando filas e tempo de espera excessivo. A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde iniciou a organização dos serviços de urgência e emergência, criando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O objetivo do presente estudo é descrever o perfil de usuários vinculados a doze Unidades Básicas de Saúde, que buscaram atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), durante todo o ano de 2017, com classificação de risco pouco urgente, segundo o protocolo de Manchester. Para atingir essa finalidade, os dados presentes na classificação de risco, foram coletados e realizado um estudo retrospectivo descritivo, com abordagem quantitativa. Foram incluídos 3.584 indivíduos, menos de 3% da população adstrita, a maioria do sexo feminino (62,6%) e a faixa etária predominante foi entre 41 e 65 anos (36,3%). Avaliando separadamente, evidenciou-se que a maioria buscou atendimento preferencialmente em dias úteis e no período diurno. Mas, considerando dias e horários de UBS fechadas ou abertas a maioria acessou à emergência em dias e horários de UBS fechadas. Foi observado que a faixa etária influenciou os horários de procura da emergência. Separando-os por UBS, o maior número de usuários era proveniente das unidades que possuíam maior população adstrita, mas a distância das UBS ao serviço de emergência não teve relação direta. Os principais sintomas observados foram dor abdominal, cefaleia, dor lombar, dispneia e dor de garganta e estes variaram sua frequência de acordo com as estações do ano e apresentaram peculiaridades ligadas a procedência. Considerando que a população vinculada às UBSs é de aproximadamente 120.000 pessoas, houve baixa procura destes usuários, com situações de saúde pouco urgentes (menos de 3%), que pode ser atrelado a um bom vínculo entre as UBSs e as comunidades adscritas. O produto desta dissertação é um conjunto de relatórios científicos, com o levantamento epidemiológico da população estudada, destinados a cada um dos serviços. Conhecer a demanda específica de uma comunidade permite agregar informações úteis e fomentar a implementação de estratégias específicas nos diferentes níveis de atenção e como consequência, contribuir com essa dimensão da saúde que é a qualidade.