Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família por Assunto "[en] Health Education"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A situação da integração ensino-serviço nas unidades de saúde da família do município de Ijuí(2019) Mallmann, Júlia Nunes; Daudt, Carmen Vera Giacobbo; Gomes, Marta QuintanilhaA integração ensino-serviço é entendida como um trabalho coletivo, pactuado e integrado dos estudantes e professores com os trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo os seus gestores. Para ser efetiva, faz-se necessário transformar os processos formativos, pedagógicos e as práticas de saúde, articulando o sistema de saúde com as instituições formadoras. Esta pesquisa buscou descrever como ocorre a integração ensino-serviço nas Unidades de Saúde da Família do município de Ijuí, conhecer o perfil dos diferentes sujeitos envolvidos nesse processo e analisar a relação entre o perfil e a integração encontrada. Pesquisa observacional, quantitativa e transversal, com aplicação de instrumento elaborado e aplicado a 171 pessoas (discentes, docentes, profissionais da saúde, gestores e coordenadores de curso). Foi possível observar que discutir casos entre discentes e profissionais da saúde teve associação com melhores escores de integração ensino- serviço. Houve também associação positiva com melhores escores a maior idade dos discentes, os cursos de enfermagem e nutrição da instituição investigada e uma boa estrutura física das unidades de saúde. Não foram observados indicadores associados ao escore na categoria docentes. Foi evidente também a quase totalidade dos investigados serem de sexo feminino, a alta motivação para o trabalho relatada pelos profissionais de saúde e a existência de mudanças curriculares voltadas ao SUS e à Atenção Primária à Saúde nos cinco cursos investigados.