Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Assunto "[en] Adolescent"
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Item #Adole#sente: oficinas de promoção da saúde mental com as adolescências(2023-12-12) Goergen, Liliana Raphaela Brandim; Spohr, Fulvia da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA saúde mental na adolescência é uma preocupação crescente devido ao aumento de transtornos mentais entre esse público antes, durante e pós pandemia. Pensar na comunicação entre escola, ensino e saúde é essencial para promoção da saúde mental dos adolescentes. Nesse sentido fazse importante pensar a respeito de formas que possam facilitar e contribuir para a construção de espaços de educação em saúde com adolescentes sobre saúde mental. Nesse sentido é que esta pesquisa teve como objetivo construir um material educativo, em formato de cartilha, para apoio de profissionais que estão em contato com esse público para que possam desenvolver intervenções colaborativa com os adolescentes na perspectiva das metodologias participativas com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Trata-se de uma pesquisaintervenção realizadas em 2 escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Participaram 19 adolescentes entre 12 a 18 anos, regularmente matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Foi proposto um conjunto de oficinas denominada Oficina MoviMente-Se que consistiu em 06 encontros em cada escola com duração de 1h30min. O planejamento didático das atividades foi organizado de maneira a oportunizar o desenvolvimento do pensamento crítico e o protagonismo dos participantes por meio da escuta, do diálogo, da problematização e emergência de temas geradores comuns à realidade vivida pelos adolescentes em uma sistematização e construção compartilhada dos conhecimentos. Cada oficina foi planejada de forma participativa, considerando os conhecimentos prévios dos participantes, articulados ao eixo norteador do estudo: desenvolvimento da educação emocional. Como resultado obtivemos três pistas metodológicas para a organização de um produto educacional no formato de cartilha voltada profissionais com o intuito de desenvolver um planejamento de ações educativas voltadas à adolescência: a) Contextualização da realidade dos participantes, suas demandas e levantamento de conhecimentos prévios; b) Definição das estratégias didáticas com base nos objetivos de aprendizagem, no caso deste estudo a promoção da educação emocional; e c) Alinhamento entre os conteúdos e objetivos de aprendizagem, a metodologia proposta e os interesses e demandas dos participantes. Por fim, sugere-se que metodologias participativas quando utilizadas em contextos de educação em saúde com adolescentes, repercutem de maneira favorável para a construção da consciência crítica e reflexiva implicando no protagonismo e na promoção da saúde emocional desta população.Item Orientações para uma estratégia de educação de jovens para a sustentabilidade: o caso da Fundação Projeto Pescar(2017) Neves, Marta Silva; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daA educação para a sustentabilidade pressupõe considerar as dimensões cognitivas, emocionais e comportamentos, favorecendo o olhar do sujeito em suas ações diárias, tais como: o consumo consciente, a redução da geração de resíduos, o respeito e a tolerância às diversidades culturais e às escolhas que se refletem na própria saúde humana e na de todos os seres. Esta pesquisa tem como objetivo propor orientações para uma estratégia de educação de jovens para a sustentabilidade. Por meio de pesquisa com abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso. A amostra configura-se como amostra por conveniência, sendo composta por 20 jovens de 16 a 19 anos, do curso Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, da Unidade Fundação Projeto Pescar/Infraero, em Porto Alegre, Brasil. Nos dados coletados foi aplicada análise de conteúdo para obtenção dos resultados, gerando três categorias finais: Ambiente, Aprendizagem e Relacionamento. Os resultados apontados na pesquisa demonstram que a estratégia de educação dos jovens para a sustentabilidade influenciou a percepção ambiental, a partir de elementos que foram orientadores, entre esses: favorecer a problematização no processo de aprendizagem, em que o participante esteja presente com seus sentidos, refletindo, buscando soluções, apreendendo e atuando; possibilitar uma caminhada de olhar pessoal para o global, perpassando pela relação com o eu, com os outros e com o ambiente, com atenção ao viver e as relações que integram a todos, e, por fim, estimular as conexões entre diversos saberes, incluindo seres vivos, recursos naturais, elementos construídos pelo ser humano, ações que desenvolve e que geram degradação ou preservação dos elementos naturais. As categorias Ambiente, Aprendizado e Relacionamento associaram-se de forma complementar e colaborativa, no sentido de possibilitar aos jovens as vivências das experiências, a observar alternativas, a valorizar e estruturar o espaço e o tempo, definindo ações que julgavam relevantes, procurando mobilizar outras pessoas. Esta pesquisa abre campo para trabalho e acompanhamento de forma mais continuada, oportunizando outras experiências no processo de apropriação do espaço e no desdobramento de práticas e resultados em prol de sustentabilidade e, consequentemente, maior promoção de saúde.