Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Assunto "[en] Accidents, Occupational"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma arquitetura pedagógica para educação à distância sobre prevenção e manejo em acidentes do trabalho com material biológico(Wagner Wessfll, 2021) Costa, Fabiana Feijó; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daIntrodução: As condições de vida do ser humano podem ser alteradas ou modificadas em função do trabalho que exerce, contribuindo para o adoecimento do indivíduo quando exercido em condições inadequadas. Diante deste panorama, os acidentes e óbitos relacionados às atividades laborais apresentam-se como questões de extrema relevância e impacto na morbimortalidade do país. Destaca-se os acidentes com envolvimento de material biológico, diretamente relacionado à atuação dos profissionais da saúde. Desta forma, a preocupação com a segurança dos trabalhadores é um compromisso também das instituições, por sua relevância. Ações de educação permanente em saúde podem contribuir sobremaneira para o aumento da segurança dos profissionais, uma vez que se fundamentam no aprendizado no trabalho. Objetivo: Conceber uma arquitetura pedagógica na modalidade de Educação à Distância (EaD), utilizando a metodologia ativa denominada estudo de caso, abordando a prevenção e o atendimento de acidentes do trabalho com material biológico. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório com a utilização de métodos mistos. A pesquisa com métodos mistos combina os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. A geração de dados ocorreu por meio de amostragem não probabilística, na qual para a seleção da amostra o pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa. Resultados: Após o mapeamento das competências a serem desenvolvidas para a prevenção e manejo de acidentes do trabalho com material biológico, houve a elaboração da arquitetura pedagógica (AP), sendo submetida à avaliação de especialistas da área, que emitiram pareceres. Para a avaliação foi utilizado um instrumento adaptado do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), que tem como objetivo a validação de conteúdo escrito dos materiais educativos em saúde. O instrumento utilizado foi composto por dez questões, com opções de respostas, utilizando como valoração dos itens uma escala de Likert de 5 pontos, na qual: 0 = discordo totalmente; 1 = discordo; 2 = indiferente; 3 = concordo; 4 = concordo totalmente. As questões são categorizadas em módulos, o primeiro módulo avalia os objetivos do estudo, o segundo módulo avalia a estrutura e apresentação, o módulo final avalia a relevância. Compuseram a amostra como avaliadores sete enfermeiros do trabalho, atuantes em hospitais na cidade de Porto Alegre. Em suas avaliações os profissionais demonstraram concordância, referindo que a AP está alinhada aos seus propósitos e metas, coerente quanto à organização, estrutura, estratégia, coerência e suficiência, bem como significância, impacto, motivação e interesse. Com base no exposto, a AP possui os requisitos para contribuir como forma para a promoção das ações de educação permanente em saúde. Estudos poderão avançar para a efetivação do curso que a AP embasa e avaliar sua aplicação e adesão.