Recursos Educacionais PID
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Navegando Recursos Educacionais PID por Assunto "[en] Action Potentials"
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Item Potenciais de Ação #002(2021) Langa, Guilherme; Guimarães, Alexsandro Ferreira; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Guimarães, Alexsandro FerreiraEpisódio de podcast onde o monitor de fisiologia, Guilherme Langa, estudante de medicina apresenta um resumo dos principais pontos sobre potenciais de ação no sistema nervoso baseado na bibliografia da disciplina de Fisiologia.Item Quebra cabeça do Potencial de Ação(2022-01-05) Guimarães, Alexsandro Ferreira; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeAs sinapses dos neurônios são a base para a ativação das diversas funções do nosso sistema nervoso central e periférico. Compreender como esses mecanismos atuam se faz, portanto, crucial para a aprendizagem em Neurofisiologia. Com base nisso a equipe do PID de Fisiologia da UFCSPA desenvolveu o Quebra-Cabeça sobre o potencial de membrana e potencial de ação e para usar em salas de aula invertidas no ensino desse conteúdo. A ideia é que os alunos montem 2 situações diferentes no quebra-cabeça, mostrando como as células se comportam eletricamente. Esses jogo pode ser jogado individualmente ou de forma colaborativa. O jogo funciona bem na modalidade digital e na impressa, sendo essa indicada para levar em sala de aula em cursos presenciais. Item Quebra cabeça dos Neurotransmissores(2022-01-05) Guimarães, Alexsandro Ferreira; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Guimarães, Alexsandro FerreiraAs sinapses dos neurônios são a base para a ativação das diversas funções do nosso sistema nervoso central e periférico. Compreender como esses mecanismos atuam se faz, portanto, crucial para a aprendizagem em Neurofisiologia. Com base nisso a equipe do PID de Fisiologia da UFCSPA desenvolveu o Quebra-Cabeça sobre neurotransmissores para usar em salas de aula invertidas no ensino desse conteúdo. A ideia é que os alunos montem 2 situações diferentes no quebra-cabeça, mostrando como as células se comportam eletricamente quando NT excitatórios e/ou inibitórios se ligam a membrana. Esses jogo pode ser jogado individualmente ou de forma colaborativa. O jogo funciona bem na modalidade digital e na impressa, sendo essa indicada para levar em sala de aula em cursos presenciais.
