PPGTIGSAU - Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PPGTIGSAU - Dissertações por Assunto "[en] Mobile application"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Atualização de um aplicativo móvel de bacteriologia clínica como ferramenta de aprendizado digital na saúde(2023) Pfeiffer, Bruna Ferreira; Veiga, Ana Beatriz Gorini daIntrodução: Tecnologias digitais de aprendizado têm se popularizado entre acadêmicos, docentes e até mesmo profissionais de diversos níveis e áreas de conhecimento. No que tange a área da saúde, o m-Health – dispositivo móvel e dispositivo vestível que fornece serviços de saúde e bem-estar – pode servir de suporte na área laboratorial, incluindo desenho e análise experimental, análise de imagens, entre outros, o que auxilia na interpretação de resultados, no diagnóstico e tratamento de doenças. Considerando que a bacteriologia clínica é uma área com vasto conteúdo teórico e procedimentos manuais, sendo utilizada na maioria dos laboratórios e outras instituições de saúde do Brasil, o uso de m-Health em forma de aplicativos apresenta potencial contribuição no ensino, na pesquisa e na prática clínica/laboratorial nessa área. Objetivo: Atualizar um aplicativo móvel de bacteriologia clínica e avaliar a pontuação dos usuários quanto à sua usabilidade. Métodos: Pesquisa de caráter metodológico. O estudo seguiu as etapas do modelo Design Instrucional Sistemático: 1) análise, 2) design e desenvolvimento, 3) implementação e 4) avaliação. Para avaliação, formulários online contendo 10 questões de Escala de Usabilidade do Sistema foram enviados para 2 coordenações dos cursos de Biomedicina localizados no Rio Grande do Sul solicitando reenvio para docentes e discentes de microbiologia clínica/bacteriologia clínica. O número amostral estimado era de 72 participantes. Resultados: A atualização do aplicativo ocorreu conforme as etapas definidas; ao final, o app Identificador Bacteriano foi disponibilizado nas plataformas digitais Google Play Store e Apple App Store. Quanto à avaliação, 15 participantes responderam ao formulário, e a média final foi de 82,0 pontos, apresentando boa classificação na avaliação geral de satisfação, eficiência e eficácia. Conclusão: Apesar das ações de engajamento, o número de participantes foi abaixo do estimado. Ainda assim, foi possível mostrar que o Identificador Bacteriano pode servir como ferramenta auxiliar no processo de identificação bacteriana presuntiva, contribuindo na formação acadêmica e profissional de recursos humanos na área de bacteriologia clínica. Todas as avaliações foram cruciais para o bom andamento do estudo e para elencar as variáveis com necessidade de correções e ajustes, que serão abordadas em trabalhos futuros.