Navegando por Autor "Viegas Junior, Luiz Carlos da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Curso para docentes: Psicologia e as relações com a espiritualidade, com a religião e a religiosidade(2022) Viegas Junior, Luiz Carlos da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto é uma proposta de um curso para docentes da UFCSPA sobre a Psicologia de suas relações com a Religião e da Espiritualidade. A finalidade do produto é oportunizar aos(às) docentes da UFCSPA conhecimentos e reflexões sobre o lugar da espiritualidade, da religião e da religiosidade na Psicologia e na saúde enquanto ciência e profissão para que possam tecer diálogos com suas áreas de estudo e ensino.Item Disciplina: Psicologia da religião e da espiritualidade(2022) Viegas Junior, Luiz Carlos da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO produto é uma proposta de uma disciplina eletiva sobre Psicologia da Religião e da Espiritualidade, a ser oferecida na UFCSPA para estudantes do curso de Psicologia e demais interessado no tema. A finalidade do produto é oportunizar aos(as) estudantes o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico sobre o lugar da religião, da religiosidade e da espiritualidade na Psicologia, enquanto ciência e fornecer conhecimentos para um manejo adequado de demandas psicológicas que envolvam essas dimensões na prática profissional na assistência em saúde. Trata-se de uma oferta que ainda não foi operacionalizada devido a questões de saúde do egresso e mudança de Estado. A proposta foi entregue à instituição e aguarda momento oportuno para sua implementação.Item Espiritualidade e religiosidade na graduação em psicologia no Rio Grande do Sul: conhecendo o cenário e propondo um caminho(2022) Viegas Junior, Luiz Carlos da Silva; Magalhães, Cleidilene Ramos; Costa, Márcia Rosa daApesar da significativa importância da religiosidade e da espiritualidade na vida da população, com fundamentais repercussões psicológicas, as graduações em psicologia brasileiras não costumam abordar, no currículo, essas temáticas de maneira consistente. O objetivo deste trabalho foi conhecer a formação profissional em Psicologia no Rio Grande do Sul (RS) referente aos temas de Espiritualidade/Religiosidade (E/R), mediante a análise dos currículos e percepção de formandos(as) dos cursos de graduação. Para tanto, foi utilizado um método misto, com análise qualitativa do conteúdo dos projetos pedagógicos e aplicação de um questionário para formandos(as) dos cursos de graduação em psicologia do RS. Foram analisados o Projeto Pedagógico dos Cursos (PPCs) de sete instituições e participaram da etapa quantitativa 63 estudantes formandos(as), que responderam a um questionário elaborado pela equipe de pesquisa e a Escala de Religiosidade de DUKE (DUREL). Os resultados evidenciam que o tema não é abordado suficientemente ao longo da graduação e que os(as) estudantes, no geral, não dispõem de conhecimentos para lidar com essas temáticas. Por fim, como uma maneira de contribuir com a superação desse cenários, e como um dos requisitos do mestrado, foram elaborados dois produtos educacionais: uma disciplina e um curso de formação para professores(as). Ambos os produtos foram submetidos a apreciação por especialistas e revisados para serem implementados para a população alvo em uma das Instituições de ensino participantes do estudo.