Navegando por Autor "Slaviero, Luciana Ortolan Corsetti"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Formação interprofissional em centro de simulação realística centrada na assistência e cuidados bucais de crianças e adolescentes internados(Wagner Wessfll, 2019) Slaviero, Luciana Ortolan Corsetti; Canabarro, Simone Travi; Magalhães, Cleidilene RamosIntrodução: Os cuidados com a saúde bucal, em ambiente hospitalar, têm potencial para evitar complicações sistêmicas e manter a qualidade de vida do paciente internado, porém, devido à ausência de profissionais da odontologia com preparação para atuação integrada às equipes hospitalares é evidente a necessidade de trabalho interdisciplinar entre os profissionais que prestam assistência à criança e ao adolescente hospitalizado, sendo a educação interdisciplinar imprescindível. Portanto, desenvolver atividades de ensino que estimulem a prática interprofissional, permitindo o enlace entre educação e saúde transformando a realidade que mitiga a integração dos saberes são fundamentais. Objetivos: Desenvolver e avaliar um curso interprofissional de simulação realística para alunos da graduação de enfermagem, medicina e odontologia visando à qualificação do tratamento de crianças e adolescentes internados. Métodos: Estudo quantitativo, experimental e randomizado. Amostra composta por 39 alunos de enfermagem, medicina e odontologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi realizada uma aula teórica para todos os alunos e um pré-teste de conhecimentos (grupo controle). Na segunda etapa foi desenvolvido o curso de simulação clínica para o grupo experimental, com aplicação do pós-teste. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFCSPA e UFRGS. Resultados e Conclusões: Foram observadas diferenças estatisticamente significativas na aquisição de conhecimentos quando comparados os resultados finais de conhecimentos entre os alunos que participaram da simulação realística (grupo experimental) e dos que não participaram (grupo controle), com um melhor desempenho do grupo experimental (p<0,016). Os resultados também foram estatisticamente superiores para o grupo experimental no que diz respeito a percepção de ganhos e autoconfiança associados a sua aprendizagem após a simulação (p<0,001). A simulação realística é uma estratégia de ensino que permite experimentações mais próximas à realidade de trabalho, em ambiente clínico, proporcionando ao aluno integrar equipes, experienciar processos de trabalho e estimular o raciocínio para integralidade da atenção à saúde. A exposição simulada interprofissional permitiu aos alunos adquirir maior conhecimento e desenvolver um melhor aprendizado interprofissional. Os resultados deste estudo sugerem que atividades de simulação interprofissionais de curta duração com base clínica podem ajudar a preparar estudantes da saúde para trabalhar em colaboração. O produto gerado por este estudo foi um curso de simulação realística com metodologia elaborada por equipe interprofissional e que visa a formação prática interdisciplinar que pode ser aplicada a três cursos em nível de graduação como uma ferramenta de ensino para qualificar e integrar a assistência aos pacientes pediátricos internados. A qualificação do atendimento interprofissional poderá refletir na segurança e humanização do sistema de saúde, porém estudos mais amplos precisam ser realizados para confirmar se os efeitos da prática simulada interprofissional refletirá em benefício no atendimento hospitalar.