Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-UFCSPA
  • Autoarquivamento
  • Ajuda
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ribeiro, Fabiane Elizabetha de Moraes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Jogo sério sobre redes de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde: criação e avaliação de recurso pedagógico
    (Wagner Wessfll, 2019) Ribeiro, Fabiane Elizabetha de Moraes; Magalhães, Cleidilene Ramos
    Introdução: O sistema de saúde no Brasil passou por diversas transformações ao longo das últimas décadas. Após movimento de luta da população e em função das mudanças relacionadas à situação de saúde, novos modelos são desenhados para atender às necessidades de todos. Neste contexto, é importante lançar um olhar atento para formação de profissionais capazes de atuar neste cenário complexo e que está em constante modificação. Objetivo: Construir um jogo sério digital para ser utilizado como recurso na formação e/ou qualificação dos profissionais da saúde sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), detalhando as Redes de Atenção, com ênfase na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Pesquisa descritiva, de método misto com estratégia de triangulação concomitante, desenvolvida em duas etapas distintas: apropriação teórica, elaboração e validação do conteúdo do jogo (Fase 1) e elaboração do jogo, aplicação e avaliação da experiência de jogar (Fase 2). Resultados: Participaram da pesquisa quatro especialistas e 19 profissionais de saúde (mestrandos). O jogo apresentou conteúdo consistente, atual e potente para trabalhar a temática de redes de atenção à saúde. De maneira geral, o recurso pedagógico elaborado apresentou boa jogabilidade, principalmente do que diz respeito à melhoria do conhecimento, feedback e clareza dos objetivos. Conclusões: Acredita-se que o recurso pedagógico elaborado possa ser importante ferramenta de formação e seja amplamente utilizado no contexto da educação permanente, para qualificação da atuação profissional no e para o SUS. O jogo foi construído em versão web, porém uma versão mobile em elaboração será disponibilizada após a defesa desta dissertação.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo e
NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação