Navegando por Autor "Rech, Ricardo Rodrigo"
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Item Bullying, obesidade e imagem corporal em escolares com idade entre 14 e 17 anos da cidade de Caxias do Sul(Wagner Wessfll, 2019) Dias, Roges Ghidini; Halpern, Ricardo; Rech, Ricardo RodrigoIntrodução: A adolescência é um período que os jovens apresentam grande número de mudanças físicas, psicológicas e biológicas, as quais podem execer influência no decurso de toda uma vida. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo investigar as prevalências de bullying (vítimas e agressores), obesidade e insatisfação com a imagem corporal e suas relações em uma amostra de escolares da rede municipal de ensino da cidade de Caxias do Sul no ano de 2014. Métodos: Estudo transversal realizado com 782 escolares de 14 a 17 anos da rede municipal de ensino da cidade de Caxias do Sul. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário auto administrável contendo informações sobre a classificação sócio econômica, idade, sexo e hábitos de vida, insatisfação com a imagem corporal (Children´s Figure Rating Scale), bullying (Kidscape), além das medidas antropométrica de peso e estatura. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (média, desvio-padrão), inferência percentual, análise bivariada (teste de qui quadrado de Pearson) e Regressão de Poisson. Resultados: As prevalências de obesidade, sobrepeso e episódios de bullying foram, respectivamente de 8,9%, 19,1%, 17,6% (vítimas) e 17,1% (agressores). Mais de oitenta por cento dos escolares estavam insatisfeitos com sua imagem corporal (83,5%) com maiores índices de insatisfação pelo excesso de peso observado nas meninas (56,5%) e pela magreza nos meninos (60,5%), sendo observada diferenças estatisticamente significantes entre os sexos (p<0,05). Meninos apresentaram maiores chances de vitimização, sendo observadas 48% mais chances de meninos com peso adequado serem vítimas de bullying em relação às meninas (RP= 1,48; IC95% 1,013 – 2,15) e 53% mais chances de meninos com sobrepeso serem vítimas quando comparados aos sem excesso de peso (RP= 1,53; IC95% 1,17 – 2,10). Conclusões: As prevalências de bullying, obesidade e insatisfação com imagem corporal encontram-se elevadas nos escolares avaliados. Os resultados obtidos indicam que meninos são mais propensos à episódios de bullying, enquanto as meninas são mais insatisfeitas com sua imagem corporal. É relevante que profissionais da área de saúde e educação tenham acesso a informações dessa natureza, a fim de que possam planejar e implementar estratégias de prevenção aos desfechos estudados.Item Obesidade, insatisfação com a imagem corporal e sintomas para transtornos alimentares em escolares na Serra Gaúcha(2013) Rech, Ricardo Rodrigo; Halpern, RicardoIntrodução: Na idade escolar e adolescência as crianças experimentam mudanças biológicas e cognitivas. Além disso estão expostas a fatores de risco ambientais como hábitos de vida e alimentação inadequados. É importante o conhecimento desses hábitos para promover intervenção e promover saúde. Objetivos: determinar as prevalências de obesidade, sobrepeso, sintomas para transtornos alimentares (TA), insatisfação com a imagem corporal e bullying em escolares de 6º ano da rede municipal de ensino da cidade de Caxias do Sul no ano de 2011. Métodos: estudo transversal de base escolar tendo como população-alvo os escolares do sexto ano (de 11 a 14 anos) das escolas municipais da cidade de Caxias do Sul. Foi utilizado um questionário autoaplicável e medidas antropométricas de peso, altura, circunferencia da cintura e dobras cutâneas para avaliação do estado nutricional. A prática de bullying foi avaliada com o questionário Kidscape, a imagem corporal com o Body Shape Questionnaire e escala de 9 silhuetas e os sintomas para transtornos alimentares com o EAT26. Foi utilizada estatística descritiva, análise bivariada (teste qui-quadrado de Pearson) e multivariada (regressão logística binária). Resultados: As prevalências de obesidade, sobrepeso e sintomas para TA foram de 7,30%, 22,80% e 33,10% respectivamente. Os escolares insatisfeitos com sua imagem corporal apresentaram quatro vezes mais probabilidades (RP=4,01 – IC 95%= 2,71 – 5,93) de estarem com excesso de peso e nove vezes (RP=9,30 – IC 95%=6,29 – 13,78) mais probabilidades de apresentarem os sintomas para TA. Em relação ao bullying, foram encontradas 10,2% de vítimas e 7,1% de agressores. Os escolares com hábitos sedentários (mais de três horas por dia) apresentaram 55% mais probabilidades de serem vítimas (RP = 1,55 – IC = 1,01-2,36) e mais do que o dobro de probabilidades (RP = 2,42 – IC = 1,47-3,97) de serem agressores. Mais de setenta por cento dos escolares estavam insatisfeitos com sua imagem corporal segundo a escala de 9 silhuetas. Conclusões: As prevalências dos desfechos avaliados, na população estudada, encontram-se elevadas. Os resultados revelam uma preocupante realidade em relação ao estado nutricional dos escolares e justificam a implementação de ações de saúde nas escolas em relação a este tema. Ao final, é possível aconselhar, também, uma discussão mais aberta com os escolares a respeito das questões que envolvem o bullying, a imagem corporal e os transtornos alimentares.