Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-UFCSPA
  • Autoarquivamento
  • Ajuda
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Michel, Fernando"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Elaboração de um curso de LIBRAS EAD autoinstrucional direcionado a alunos e profissionais da saúde: acessibilidade e equidade no atendimento da comunidade surda
    (2024-02-22) Michel, Fernando; Almeida, Alexandre do Nascimento; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Introdução: A comunicação é a maior dificuldade encontrada pelas pessoas surdas, especialmente considerando que estão inseridas em um contexto macrossocial caracterizado pelo uso de uma língua hegemônica de modalidade oral, como é o caso do português brasileiro. Em 2015 foi criada a Lei de Inclusão Social Nº 13.146, a qual garante às pessoas surdas o direito à comunicação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos espaços de saúde. Para garantir esse direito e o acesso aos serviços de saúde à comunidade surda, a formação em LIBRAS é fundamental para alunos e profissionais em atuação nessa área. Dessa forma, o planejamento e a execução de ações em ensino na saúde são fundamentais para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) realmente universal, integral e equitativo. Objetivo: Planejar e elaborar um curso de LIBRAS direcionado a alunos e profissionais da área da saúde, na modalidade de educação a distância (EAD) autoinstrucional. Metodologia: A construção do curso ocorreu em seis etapas: elaboração da fundamentação teórica, incluindo pesquisas sobre cursos de LIBRAS na saúde; planejamento do curso; elaboração do curso no ambiente virtual de aprendizagem Moodle; criação de um instrumento de avaliação do curso; análise de pareceristas; e, por fim a primeira versão do curso, disponível para aplicação. Resultados: O curso intitulado LIBRAS na Saúde oferece 22 horas de formação ao público interno e externo à instituição no qual foi elaborado, sendo dividido em três módulos e contemplando conteúdos conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais. Cada módulo é composto de três aulas, seguidas de uma atividade de avaliação da aprendizagem. Ao final do curso, os participantes são convidados a preencherem um instrumento de avaliação da satisfação em relação ao curso, o qual pode servir como base para a tomada de decisão para reformulações em edições futuras. A oferta do curso na modalidade EAD autoinstrucional pode contribuir para a autonomia do aprendiz, considerando que a realização do curso contempla diferentes tempos e espaços. O curso desenvolvido no ambiente virtual de aprendizagem é acompanhado de projeto pedagógico, o qual pode ser compartilhado com diferentes instituições que tenham interesse na oferta do curso, reforçando sua aplicabilidade em contextos distintos para além da instituição na qual foi desenvolvido. Considerações finais: Conclui-se que o Curso LIBRAS na Saúde, como produto técnico educacional submetido à análise de pareceristas, promove conhecimento a alunos e profissionais da saúde acerca da temática, facilitando o acesso da comunidade surda aos serviços de saúde e minimizando as barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes, o que pode promover a inclusão e acessibilidade em diferentes serviços de saúde, em especial no sistema público.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Produto Técnico Educacional: Curso LIBRAS na Saúde
    (2024-08-21) Michel, Fernando; Trindade, Carolina Sturm; Almeida, Alexandre do Nascimento; Almeida, Alexandre do Nascimento ; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Este projeto pedagógico apresenta os conceitos teóricos e metodológicos do Curso Libras na Saúde, bem como sua organização didática. O curso foi desenvolvido como produto técnico educacional derivado de pesquisa realizada em Programa de Mestrado em Ensino na Saúde.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo e
NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação