Navegando por Autor "Figueiredo, Ana Elizabeth"
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Item Diálise Peritonial(2019) Pacheco, Jaqueline Antonio; Sudrack, Aline Winter; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; Figueiredo, Ana ElizabethA Doença Renal Crônica é um problema de saúde pública no Brasil e no Mundo, pois o número de casos de pessoas acometidas por essa doença cresce de forma alarmante. A diabete melitus e a hipertensão arterial sistêmica são as principais doenças para a perda progressiva da função renal. A perda da capacidade do rim em filtrar as impurezas do sangue pode gerar diversas alterações em sua saúde física, mental, comprometendo sua independência, bem estar e seu convívio social. A Diálise Peritoneal é um tratamento de substuição da função do rim, que utiliza uma membrana existente em nosso abdômen, chamada de peritônio, para filtrar as impurezas do sangue e eliminar o excesso de líquido. O paciente ou cuidador realizam o procedimento em seu domicílio, o que possibilita maior flexibilidade, conforto e satisfação com o tratamento, gerando menor impacto na vida dos pacientes. Essa cartilha destina-se aos pacientes e aos familiares que escolheram Diálise Peritoneal como método de substuição das funções do rim e construiu um produto educativo do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, construído pela autora Enfermeira Jaqueline Antonio Pacheco e sua orientadora Drª Aline Winter Sudbrack. O conteúdo da cartilha foi elaborado a partir de referencial teórico, com o objevo de fornecer orientações, esclarecer dúvidas, promovendo uma melhor qualidade de vida para quem realiza uma terapia domiciliar. As autoras.Item Importância do planejamento didático de intervenções educativas para a adesão ao tratamento imunossupressor em pacientes transplantados renais(2017) Rocha, Dagoberto França da; Sudbrack, Aline Winter; Canabarro, Simone Travi; Figueiredo, Ana ElizabethIntrodução: A não adesão à terapia imunossupressora é comum nos pacientes transplantados renais, podendo comprometer a manutenção da saúde e até mesmo a perda do enxerto. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto da utilização de ferramentas de ensino e aprendizagem para a adesão ao tratamento imunossupressor dos pacientes transplantados de rim. Método: Estudo de coorte que incluiu pacientes transplantados de rim do Serviço de Nefrologia e Transplantes do Hospital São Lucas da PUCRS. A amostra foi selecionada por conveniência, composta por pacientes maiores de 18 anos, transplantados entre 3 e 12 meses no respectivo Serviço. Para a avaliação da adesão foi utilizada a escala Basel Assessament of Adherence Scale With Imunossupressive Medication (BAASIS) e para a identificação do estilo de aprendizagem o questionário VARK (Visual, Aural, Read/Write, Kinesthestic). Os participantes não aderentes receberam quatro intervenções educativas sobre a rejeição, conforme os seus estilos de aprendizagem predominante. Foram utilizados estatística descritiva e os testes que possibilitaram a interpretação de interação entre as variáveis. Resultados: Foram incluídos 59 pacientes, dos quais 57,6% eram homens, 79,7% da cor branca, com média de idade 45,8 anos. Do total de pacientes, 83,1% eram não aderentes. Houve melhora na adesão estatisticamente significativa no 2º (p>0,001), 3º (p>0,001) e no 4º encontros (p0,009). Não houve diferença significativa da adesão para com as variáveis demográficas, nem com os estilos de aprendizagem. O estilo de aprendizagem predominante foi o auditivo (62,8%). Nas questões pré e pós-teste sobre o conhecimento da rejeição, houve diferença significativa em algumas questões. Conclusão: A aplicação do plano de ensino ajustado ao estilo de aprendizagem não teve impacto com a adesão ao imunossupressor, no entanto houve aumento no conhecimento em relação à adesão após a intervenção.