Navegando por Autor "Colombo, Gabriela"
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Item Doação de sangue e pessoa com deficiência.(2023-04) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Barschak, Alethea Gatho; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue realizada por pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: Para aonde vai o sangue doado?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda os tipos de hemocomponentes e em quais situações podem ser empregados.Item Doação de sangue: pré-requisitos.(2023-07) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula ; Barschak, Alethea Gatho ; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue para um grupo de famílias de pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: quem recebe?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Barschak, Alethea Gatho; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue para um grupo de famílias de pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: quero doar sangue, e agora?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda as etapas da doação de sangue e o que ocorre com o corpo após a doação.Item Doação de sangue: você sabe o que é doação de sangue e quem pode doar?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda o conceito de doação de sangue e os pré-requisitos para doar sangue.Item HIV/AIDS em cena: o uso de Libras para comunicação bilíngue em saúde(2020) Colombo, Gabriela; Bica, Claudia Giuliano; Schallenberger, Augusto; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeA população surda, embora amparada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência e pelo Programa Saúde na Escola, enfrenta vulnerabilidade quando se fala em comunicação em saúde. Indivíduos com algum tipo de deficiência fazem parte de uma população altamente vulnerável a situações diversas, destacando-se as infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS), em decorrência da falta de acesso à prevenção, ao tratamento e à educação sexual. Objetivou-se neste artigo produzir uma videoaula em Libras sobre HIV/AIDS, voltada para jovens surdos, para ser disponibilizada em banco de objetos de aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo a partir da construção de um plano de aula baseado em revisão bibliográfica, roteiro da videoaula, ilustrações autorais, gravação e edição caseiros e parecer qualitativo de avaliadores com expertise nas áreas afins. Ao final, publicou-se a ferramenta em Repositório de Objetos de Aprendizagem. A videoaula produzida possui 17,42 minutos em Libras, com legenda e áudio em português, contemplando os blocos do plano de aula: Infecção Sexualmente Transmissível (IST), HIV, Resumo e Destaques. Conclui-se que as videoaulas são exemplos de ferramentas de metodologia ativa que permitem abordagem dos mais diversos assuntos e são amplamente difundidos pela Internet. Com a utilização dos Repositórios, docentes que, durante a pandemia do novo coronavírus, se viram desafiados pelo ensino remoto emergencial, podem contar de maneira objetiva com ferramentas eficazes para a comunicação com seus alunos.