Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Autor "Araújo, Kellen Cristina"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Inclusão social e educação em saúde: uma revisão integrativa(2021) Araújo, Kellen Cristina; Carvalho, Gisele Pereira deIntrodução: A inclusão social prevê a adequação de todos os sistemas sociais com a finalidade de torná-los adequados para a diversidade humana. Além disso, as formas de deficiências e de transtornos são extremamente diversificadas e há lacunas estatísticas para mensurar de maneira fidedigna tal população. A prática de educação em saúde, por sua vez, significa contribuir para que as pessoas sejam agentes de mudanças, incluindo sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades. A realidade, contudo, evidencia que profissionais da saúde, majoritariamente, não foram instruídos, em sua formação, acerca de condutas e estratégias satisfatórias para trabalharem educação em saúde com públicos que necessitam de metodologias diferentes das usuais. Objetivo: Identificar as estratégias inclusivas de educação em saúde publicadas na literatura científica nos últimos cinco anos. Método: revisão integrativa de literatura realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, Scopus, Web of Science, Lilacs e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos, disponibilizados na íntegra gratuitamente em inglês, português e/ou espanhol. Resultados: Oito artigos compuseram a seleção final. As estratégias inclusivas de educação em saúde foram bastante diversificadas: alterações em materiais impressos, utilização de linguagem simples, imagens e metodologias lúdicas, além de vídeos instrutivos, atividades em pequenos grupos e adequações nas formas de comunicação, como mudança no tom da voz. Considerações finais: A revisão de literatura evidenciou que há diversas possibilidades de implementar ações de inclusão educacional em saúde, adequando o processo de ensino-aprendizagem conforme as necessidades e particularidades dos sujeitos, em conformidade com cada realidade sociocultural.