PPGENSAU - Multimídida (SCORM)
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Item Curso introdutório à perícia fisioterapêutica(2023-10-01) Dariz, William; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeOs processos de ensino-aprendizagem são amplamente discutidos pelas instituições de ensino visando a atualização constante de seus docentes e a aplicação e aprimoramento sobre a prática de metodologias ativas. A perícia fisioterapêutica é tema importante na formação de fisioterapeutas que atuam no ramo pericial prestando informações utilizadas aos operadores do direito. Seu ensino pode apresentar dificuldades aos professores e alunos envolvidos, uma vez que os conteúdos geralmente são extensos, de compreensão complexa, exigindo que o docente conheça distintas metodologias visando a redução da desmotivação dos estudantes. Sob essa perspectiva, cresce o uso de Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) no ensino na saúde, utilizando-se a realidade virtual, ebooks, m-learning, lives, videoaulas, games, entre outros. Frente a essa demanda elaborou-se um curso extracurricular para graduandos de cursos de Fisioterapia em formato de ensino à distância. Neste curso o aluno o aluno irá aprender sobre como ler e interpretar laudos periciais, como avaliar pacientes periciados, como inspecionar ambientes de trabalho em geral, conhecer a legislação atual e entender a estruturação da Justiça Brasileira, dentro da ética profissional. O curso está dividido em 12 aulas contando com materiais digitais (ebooks, vídeos, imagens etc.) associados à recursos interativos aos participantes. O curso de introdução à perícia fisioterapêutica é um produto do mestrado intitulado “ENSINO NA SAÚDE: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO HÍBRIDO SOBRE PERÍCIA FISIOTERAPÊUTICA” proveniente de uma pesquisa de mestrado profissional na área do Ensino na Saúde (PPGENSAU – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde) da UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS. O curso desenvolvido foi considerado adequado como recurso de aprendizado por todos os alunos que o testaram, sendo considerado importante para auxiliá-los em seus aprendizados, conforme suas próprias percepções. É fundamental que o aprendizado na área da saúde vá além da memorização, incorporando trocas de experiências que considerem fatores comportamentais e culturais.Item Qualificação do Cuidado Obstétrico(2024) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Silva, Helena Terezinha Hubert ; Trindade, Carolina Sturm ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDevido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS no 466/12 e 210/16 e na Carta Circular no 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado no 5.456.629.