Multidisciplinar - Jogos Educacionais

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    PancreaQuizz
    (2023-09-05) Berna, Eduardo; Curi, Vinicius; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Eduardo Berna
    Para testar o conhecimento sobre os hormônios do pâncreas, especificamente a insulina e o glucagon, a equipe de Fisiologia da UFCSPA criou um jogo de Verdadeiro ou Falso. Nesse quizz, os alunos terão que levantar plaquinhas indicando se as afirmações projetadas em sala de aula são verdadeiras ou falsas. Logo após, os conceitos são discutidos em aula de forma colaborativa. Essas questões ajudarão os alunos a consolidar o conhecimento sobre a regulação da glicose no organismo e o papel fundamental dos hormônios pancreáticos. O quizz pode ser uma atividade dinâmica e participativa, promovendo a interação e o engajamento dos estudantes. Esperamos que essa ferramenta contribua para uma melhor compreensão dos hormônios do pâncreas e seu impacto na fisiologia humana. ​
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    Quebra Cabeça do Potencial de Ação
    (2022-01-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Alexsandro Guimaraes
    As sinapses dos neurônios são a base para a ativação das diversas funções do nosso sistema nervoso central e periférico. Compreender como esses mecanismos atuam se faz, portanto, crucial para a aprendizagem em Neurofisiologia.  Com base nisso a equipe do PID de Fisiologia da UFCSPA desenvolveu o Quebra-Cabeça sobre o potencial de membrana e potencial de ação e para usar em salas de aula invertidas no ensino desse conteúdo. A ideia é que os alunos montem 2 situações diferentes no quebra-cabeça, mostrando como as células se comportam eletricamente. Esses jogo pode ser jogado individualmente ou de forma colaborativa. O jogo funciona bem na modalidade digital e na impressa, sendo essa indicada para levar em sala de aula em cursos presenciais. ​
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    Bingo do Sistema Endocrino
    (2024-02-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Alexsandro Guimaraes
    O sistema endócrino é composto por glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que são secretadas nos líquidos corporais por uma célula ou por grupos de células e que exercem um efeito de controle fisiológico sobre outras células do organismo: alguns são hormônios locais (secretina, por exemplo) e outros gerais (hormônio do crescimento, por exemplo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo. Em nossa jornada de aprendizado ativo, buscamos constantemente formas dinâmicas de revisar e consolidar o conhecimento. Assim, desenvolvemos o Objeto de Aprendizagem Ativa "Bingo do Sistema Endócrino". Este bingo não é apenas uma atividade divertida, mas também uma oportunidade valiosa para revisar mais de 20 questões sobre as diversas estruturas hormonais do corpo humano. Cada número sorteado corresponde a uma questão específica, desde os hormônios produzidos pela hipófise até a ação de glândulas endócrinas especializadas. ​Essas e outras questões desafiarão os participantes a aplicar seu conhecimento. Esse jogo pode ser utilizado de forma individual ou colaborativa, em sala de aula virtual ou presencialmente (se for impresso), dependendo do objetivo da aula. Bons estudos!
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    Quebra Cabeça dos Neurotransmissores
    (2022-01-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Alexsandro Guimaraes
    As sinapses dos neurônios são a base para a ativação das diversas funções do nosso sistema nervoso central e periférico. Compreender como esses mecanismos atuam se faz, portanto, crucial para a aprendizagem em Neurofisiologia.  Com base nisso a equipe do PID de Fisiologia da UFCSPA desenvolveu o Quebra-Cabeça sobre neurotransmissores para usar em salas de aula invertidas no ensino desse conteúdo. A ideia é que os alunos montem 2 situações diferentes no quebra-cabeça, mostrando como as células se comportam eletricamente quando NT excitatórios e/ou inibitórios se ligam a membrana. Esses jogo pode ser jogado individualmente ou de forma colaborativa. O jogo funciona bem na modalidade digital e na impressa, sendo essa indicada para levar em sala de aula em cursos presenciais. ​
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    Vias Aéreas e Hematose: Uma Jornada Respiratória
    (2022-02-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Alexsandro Guimaraes
    As vias de entrada de oxigênio e saída de gás carbônico são cruciais para a fisiologia e homeostase humana. Compreender os processos que envolvem esses elementos no nosso organismo é fundamental para os diversos profissionais da área da saúde. No entanto, dominar esse conteúdo nem sempre é fácil.      Visando auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, o jogo educativo "Vias Aéreas e Hematose: Uma Jornada Respiratória" foi desenvolvido pela equipe PID de Fisiologia da UFCSPA. Por meio de uma experiência interativa e envolvente, o jogo propõe a revisão de pontos-chave sobre o sistema respiratório, aprofundando o conhecimento dos participantes de forma lúdica.      O jogo educativo apresenta um formato virtual que pode também ser impresso para uso em sala de aula. Sua estrutura é composta por slides com atividades revisionais de diferentes níveis de dificuldade, abrangendo modalidades como preenchimento de lacunas, resolução de questões dissertativas e esquematização de quebra-cabeças no estilo de fluxogramas. O público-alvo do jogo são estudantes de graduação em áreas da saúde. Entre os benefícios proporcionados pelo jogo, destacam-se ainda a capacidade de resolução de problemas, a estimulação do trabalho em equipe e da interdisciplinaridade. Este jogo pode ser jogado de diversas formas, sendo individual ou cooperativo. ​
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    Jogo da Pressão Arterial
    (2024-01-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Alexsandro Guimaraes
    O controle da pressão arterial é crucial para a saúde cardiovascular, envolvendo complexos mecanismos de regulação. Compreender como esses processos ocorrem é fundamental para a prática clínica e o manejo adequado de condições como hipertensão e hipotensão arterial sistêmica. Pensando nisso, a equipe do PID de Fisiologia da UFCSPA desenvolveu um Quebra-Cabeça em forma de Fluxograma dos Mecanismos de Pressão Arterial. Nesse jogo, os alunos terão a tarefa de montar o fluxograma correto que represente os diferentes mecanismos envolvidos no aumento e na diminuição da pressão arterial, desde a regulação hormonal até os reflexos vasomotores, de acordo com casos clínicos diversos. Essa atividade é adaptável tanto para o ambiente digital quanto para o presencial, proporcionando uma abordagem dinâmica no ensino da fisiologia cardiovascular.
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    Néfron em Ordem
    (2022-03-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    O sistema renal é fundamental para a regulação do equilíbrio hídrico e eletrolítico em nosso organismo. Os rins contêm milhares de néfrons. O néfron é formado basicamente por: Glomérulo, a partir do qual o sangue é filtrado e túbulos, nos quais o líquido filtrado do sangue é transformado em urina em seu trajeto até a pelve renal. Entender a anatomia e o funcionamento desses componentes é essencial para compreender a fisiologia renal. Pensando nisso, a equipe do PID de Fisiologia da UFCSPA criou uma atividade educativa inovadora: um Quebra-Cabeça do Néfron. Nesse jogo, os alunos terão a oportunidade de montar o néfron em sua sequência correta, compreendendo cada etapa do processo de filtração, reabsorção e secreção que ocorre nos rins. Essa atividade pode ser utilizadas tanto em ambientes virtuais, como em salas de aula presenciais (sendo impressa), de forma individualizada ou colaborativa (a depender do objetivo da aula), auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.
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    Cruzadinha do Sistema Renal
    (2021-04-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Alexsandro Guimaraes
    Qual letra da "aldosterona" cruza com "Angiotensina" pra formar a palavra "rim" que vai originar na horizontal "maculadensa"? Esse e vários outro desafios fisiológicos na Cruzadinha do Sistema Renal. Na atividade acima, falamos sobre a importância do domínio dos conhecimentos sobre o sistema renal. Trazemos como alternativa ao quebra cabeça a cruzadinha, que com mais de 20 questões serias sobra a nefrofisiologia promete construir uma revisão ativa de forma divertida e lúdica. ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​