PPGENSAU - Vídeo
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Item Triagem na emergência pediátrica: Processo educativo da equipe assistencial(2021) Clos, Andréia Sampert; Canabarro, Simone Travi; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO presente estudo teve como objetivo principal averiguar as dúvidas e dificuldades do profissional enfermeiro na realização do processo de triagem baseado no instrumento ATS(AUSTRALIAN TRIAGE SCALE) com intuito de criar um vídeo educativo, a fim de elucidar as dúvidas destes profissionais na realização desta prática. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa realizada com base na análise de dados gerados por meio de questionário, aplicado na equipe de enfermagem que atua em uma Instituição Hospitalar Infantil referência em atendimentos na região sul do Brasil. Nessa assertiva, teve-se o intuito de verificar as dúvidas e dificuldades no processo de classificação de risco da equipe de enfermagem frente ao protocolo de triagem ATS aplicado na emergência do hospital pediátrico. O período de geração de dados por meio do questionário ocorreu entre julho e agosto de 2020, na instituição citada. Os dados encontrados foram analisados com apoio das teorias descritas no método de Análise do Conteúdo de Minayo (1994). Nesse ínterim, os resultados deste estudo foram organizados em cinco categorias distintas que evidenciaram que os enfermeiros participantes da pesquisa possuem dificuldades na avaliação do paciente pediátrico. Por meio das respostas, foram gerados conteúdos para a concepção de um vídeo educativo gratuito disponibilizado como produto educacional desta dissertação de Mestrado Profissional. A construção do vídeo educativo como produto educacional do Mestrado Ensino na Saúde de forma gratuita possui todos os requisitos necessários para a formação continuada ao profissional, qualificando a assistência em emergência, ajudando a dirimir as dificuldades destes profissionais na realização desta prática, oportunizando o acesso a um produto de fácil compreensão e que contribuirá para a melhoria da assistência prestada aos pequenos pacientes e suas famílias.Item Vídeo educativo para a escolha do acesso venoso em neonatologia(2023) Barbosa, Carla; Cazella, Sílvio César; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A tecnologia da informação aplicada ao ensino integrando as práticas de aprendizagem bidirecionais (professor/aluno ou aluno/professor) em saúde possibilita a construção de conhecimento de forma efetiva. O conhecimento sobre o acesso venoso fundamenta a realização das escolhas adequadas e garante a segurança do paciente, em especial em pacientes pediátricos/neonatais com doenças agudas e crônicas. Desta forma, em concordância ao local de estudo relacionado com a prática profissional da mestranda, sobre a educação permanente/serviço, a pesquisa permeou o caminho do enfermeiro neonatal na qualificação do processo de cuidado centrado no acesso venoso do paciente neonatal. Objetivo: Elaborar um recurso visual educativo abordando o acesso venoso neonatal, para o apoio ao(à) enfermeiro(a) assistencial, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Métodos: A pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tendo como públicoalvo os enfermeiros assistenciais neonatais de um hospital público de Porto Alegre, realizada entre novembro de 2020 e dezembro de 2022. Os materiais elaborados foram um questionário pré-intervenção, um vídeo instrucional educativo e um questionário pós-intervenção. Os passos metodológicos envolveram duas fases, sendo elas, 1) a elaboração dos materiais e instrumentos necessários à pesquisa e, 2) a implantação dos recursos desenvolvidos na fase 1. Os resultados estatísticos ocorreram por frequência absoluta e relativa, sendo a unidade de medida avaliada pelos testes Teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher quando adequados. As análises foram realizadas no software SPSS versão 25 e com nível de significância de 0.05. Resultados: O produto tecnológico principal deste estudo foi um vídeo como recurso visual educativo, além de dois storyboards. O vídeo apresentou orientações para a proteção da rede venosa do paciente neonatal. A classificação quanto ao uso do vídeo educativo foi de 95,6% como importante/muito importante e ao uso do conteúdo apresentou 100% de aplicação na prática laboral como apoio aos profissionais que prestam o cuidado neonatal com práticas baseadas em evidência. Conclusão: Apesar da exclusividade de contato on-line e da sobrecarga de trabalho em tempos pandêmicos, esta produção oportunizou aos profissionais uma alternativa de apoio na escolha do acesso venoso neonatal, com conteúdo relevante, o qual possibilitou a reflexão da prática profissional neonatal. Reitera-se que estudos com uma amostra mais robusta possam contribuir positivamente para a proteção da rede venosa neonatal, que é tão imatura e frágil.