Multidisciplinar - Vídeo

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    Sistema Linfático: vídeo com uso de pintura corporal
    (Alexsandro Ferreira Guimarães, 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    Vídeo “Linfonodos da Cabeça e Pescoço”. A pintura corporal representa os linfonodos e vasos linfáticos da cabeça e do pescoço. Adaptação da prancha 74 “Vasos Linfáticos e Linfonodos da Cabeça e do Pescoço” do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).
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    Nervo Facial: vídeo com uso de pintura corporal
    (Alexsandro Ferreira Guimarães, 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    Vídeo “Maquiando o Nervo Facial”. A) Ramos do nervo facial; B), Paralisia facial periférica; C) Paralisia facial central. Adaptação da prancha 24 “Ramos do Nervo Facial e Glândula Parótida” do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).
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    Glândulas Salivares: vídeo com uso de pintura corporal
    (Alexsandro Ferreira Guimarães, 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    Vídeo “Maquiando as Glândulas Salivares”. A) Glândula submandibular; B) Glândula tubuloalveolar microscópica (aumentada propositalmente); C) Xerostomia. Adaptação da prancha 24 “Ramos do Nervo Facial e Glândula Parótida” do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).
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    HIV/AIDS em cena: o uso de Libras para comunicação bilíngue em saúde
    (2020) Colombo, Gabriela; Bica, Claudia Giuliano; Schallenberger, Augusto; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    A população surda, embora amparada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência e pelo Programa Saúde na Escola, enfrenta vulnerabilidade quando se fala em comunicação em saúde. Indivíduos com algum tipo de deficiência fazem parte de uma população altamente vulnerável a situações diversas, destacando-se as infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS), em decorrência da falta de acesso à prevenção, ao tratamento e à educação sexual. Objetivou-se neste artigo produzir uma videoaula em Libras sobre HIV/AIDS, voltada para jovens surdos, para ser disponibilizada em banco de objetos de aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo a partir da construção de um plano de aula baseado em revisão bibliográfica, roteiro da videoaula, ilustrações autorais, gravação e edição caseiros e parecer qualitativo de avaliadores com expertise nas áreas afins. Ao final, publicou-se a ferramenta em Repositório de Objetos de Aprendizagem. A videoaula produzida possui 17,42 minutos em Libras, com legenda e áudio em português, contemplando os blocos do plano de aula: Infecção Sexualmente Transmissível (IST), HIV, Resumo e Destaques. Conclui-se que as videoaulas são exemplos de ferramentas de metodologia ativa que permitem abordagem dos mais diversos assuntos e são amplamente difundidos pela Internet. Com a utilização dos Repositórios, docentes que, durante a pandemia do novo coronavírus, se viram desafiados pelo ensino remoto emergencial, podem contar de maneira objetiva com ferramentas eficazes para a comunicação com seus alunos.