Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-UFCSPA
  • Autoarquivamento
  • Ajuda
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Yuh Shyuan Chu"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Percepções de estudantes e egressos de Fonoaudiologia sobre sua formação e suas competências e habilidades para o atendimento fonoaudiológico em contextos multilíngues e multiculturais
    (2025-07-08) Yuh Shyuan Chu; Billig, Johanna Dagort; Ribas, Letícia Pacheco; Fonoaudiologia
    Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as percepções de estudantes e egressos do curso de Fonoaudiologia quanto às suas competências e habilidades para o atendimento fonoaudiológico em contextos multilíngues e multiculturais. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com fonoaudiólogos e estudantes concluintes de cursos de graduação em Fonoaudiologia no território nacional, por meio da aplicação de um questionário on-line. Resultados: Participaram do estudo 18 fonoaudiólogos e 22 formandos. Os participantes indicaram que não se sentiam preparados para atuar em contextos multilíngues e multiculturais, principalmente devido à escassez de instrumentos de avaliação adequados e de conhecimento acerca da natureza da aquisição bilíngue. Conclusão: Foram observados que ambos estudantes e egressos de Fonoaudiologia não se sentiram confiantes com suas habilidades e competências para atuação fonoaudiológica em contextos multilíngues e multiculturais. Os resultados sugerem falhas na formação de fonoaudiólogos e de instrumentos para atender populações multilíngues, mas também indicam temas de interesse em termos de formação continuada e desenvolvimento profissional para a população de fonoaudiólogos.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo e
NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação