Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-UFCSPA
  • Autoarquivamento
  • Ajuda
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Wieczorek, Mariana Edinger"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação remota e presencial do desempenho físico no idoso: validação do Teste de Sentar e Levantar de 30 segundos e do Teste Timed Up and Go
    (2024-07-08) Wieczorek, Mariana Edinger; Rosa, Luis Henrique Telles da; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
    Introdução: À medida que a expectativa de vida aumenta, os cuidados preventivos na população idosa tornam-se cada vez mais importantes. Entre os idosos, diversos preditores são identificados, incluindo fatores físicos como fraqueza muscular, velocidade lenta da caminhada e incapacidade de se levantar de uma cadeira. Entre as principais condições avaliadas em idosos destacam-se o equilíbrio estático e dinâmico, a força muscular de membros inferiores, a mobilidade funcional e o risco de quedas. No intuito de ajudar a identificar e intervir nestas condições, faz-se necessário que os idosos sejam avaliados precocemente pela equipe de saúde, em relação aos domínios funcionais, e que sejam tomadas medidas para manter e melhorar sua capacidade física. Pode-se citar pessoas que residem distante dos serviços de saúde, que estejam diante de situações em que seja necessário o isolamento ou que apresentam limitações para deslocamentos, além disso, contribuem na continuação do cuidado em saúde. Objetivo: Analisar a validade da avaliação do desempenho físico remoto em idosos da comunidade, por meio do teste de sentar e levantar de 30 segundos (TSL30s) e do teste Timed up and Go (TUG). Métodos: Trata-se de um estudo transversal de validação de instrumentos. A amostra foi composta por 56 pessoas idosas (69,14±7,64 anos), todas responderam a um instrumento de triagem cognitiva, além de dados sociodemográficos e condições de saúde. Os participantes completaram duas avaliações: uma presencial e uma remota. Considerou-se um intervalo de 10 a 14 dias entre as duas modalidades de avaliação. As avaliações remotas foram realizadas usando um aplicativo de mensagens e a vídeo chamada foi realizada da casa do participante. A avaliação presencial foi realizada em um centro de fisioterapia. Durante as avaliações, entre um teste físico e outro, os participantes tiveram 2 minutos de descanso. Resultados: Foi possível verificar através do coeficiente correlação de Spearman (rs) a associação forte e significativa entre a avaliação presencial e as medidas remotas do TSL30s (p=0,863) e do TUG (p=0,897). Ambos os testes apresentaram alta sensibilidade e especificidade. Assim, tais descobertas demonstraram a confiabilidade das análises de correlação, indicando a validade das avaliações remotas. Conclusão: A avaliação remota integra-se a outras avaliações, como entrevistas e exames físicos, para uma visão completa da saúde e funcionalidade dos idosos. Concluindo, analisar remotamente o desempenho físico em idosos, considerando os dados obtidos, foi válido em comparação com avaliações presenciais. É possível conceber os testes remotos como alternativas potenciais na prática clínica, mesmo que estudos futuros acerca deles sejam necessários neste público.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo e
NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação