Navegando por Autor "Thomas, Juliana"
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Item Da enfermagem à docência: percepções de enfermeiros docentes frente aos desafios no ensino da profissão(Wagner Wessfll, 2019) Thomas, Juliana; Costa, Márcia Rosa da; Magalhães, Cleidilene RamosINTRODUÇÃO: O presente estudo situa-se no escopo da atuação docente do enfermeiro professor, diante um currículo de formação de cenário assistencial, de ensino e pesquisa. Esta configuração, permite que o enfermeiro atue como professor em cursos de ensino técnico e superior de enfermagem, replicando as estratégias de ensino e modelos de aprendizagem baseadas em experiências anteriores, enquanto discentes. OBJETIVO: conhecer os limites e possibilidades do ser enfermeiro professor e dos processos de ensino e aprendizagem em cursos de enfermagem no ensino técnico e superior, a partir das percepções dos enfermeiros professores da região sul do país, identificando quais são as metodologias de ensino mais utilizadas no processo de ensinar neste curso. Utilizou-se a técnica de “Bola de neve” para seleção dos enfermeiros professores. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros professores, atuantes no ensino técnico e superior de enfermagem, da região sul do país. Como critérios de inclusão adotou-se a) o tempo mínimo de atuação docente de três anos, b) enfermeiros professores que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e c) disponibilidade de participar da pesquisa. Para geração dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisadas conforme a análise temática de Braun e Clarke, resultando na divisão de seis temas: dificuldades no processo de ensinar em enfermagem, potencialidades do enfermeiro professor, educação permanente, currículo: ensino e assistência, atribuições institucionais e estratégias de ensino. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 16 enfermeiros professores, sendo 15 professores com formação em Bacharelado e apenas uma professora com Licenciatura. Destes, 29,4% possuem titulação de especialista, 41,2% de mestrado e 29,4% doutorado. Estes resultados evidenciam o interesse na qualificação profissional para a atuação docente. A escassez do tempo, falta de interesse, atenção dos alunos e o cansaço apareceu como dificultadores do processo de ensinar em enfermagem, aliada ao uso constante das tecnologias móveis em sala de aula. Esta realidade demanda mudanças constantes relacionadas às estratégias de ensino utilizadas no currículo. Desta forma, foi evidenciada a utilização de atividades que estimulam o aluno a trabalhar em equipes e que desenvolvam um perfil crítico e reflexivo diante do uso de situações problematizadoras. A participação constante e próxima dos gestores das instituições apareceu como fator importante para motivar e acompanhar o desenvolvimento do enfermeiro professor no cenário do ensino e aprendizagem na enfermagem, esta participação inclui um produto de cunho pedagógico, no propósito de orientar, estimular e desenvolver o conhecimento dos docentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mesmo diante da LDB 9694/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem que descrevem e orientam quanto ao tipo de ensino e perfil de egresso ideal, a realidade ainda demonstra obstáculos e dificuldades na execução destas práticas, seja por parte dos professores que desconhecem ferramentas e concepções pedagógicas, por influência das próprias organizações curriculares institucionais, que não flexibilizam as práticas docentes e não oportunizam vivências e encontros de formação continuada ou ainda pelo próprio modelo de ensino fragmentado do currículo de enfermagem Este estudo evidenciou também a necessidade de mantermos os debates e reflexões acerca da formação do enfermeiro professor e do incentivo a inserção de metodologias de ensino que colabore para o processo de aprendizagem do aluno, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes de exigidas pela profissão.