Navegando por Autor "Tanabe, Fabiana Hitomi"
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Item Promoção da autorregulação e da educação alimentar e nutricional entre estudantes universitários em uma IES no Sul do Brasil(Wagner Wessfll, 2022) Tanabe, Fabiana Hitomi; Magalhães, Cleidilene Ramos; Almeida, Alexandre do Nascimento; Spohr, Fúlvia da SilvaIntrodução: As doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) são responsáveis pela maioria das causas de morte no mundo, e a alimentação inadequada é um dos seus fatores de risco modificáveis. Ações voltadas a esse tema nas universidades, a partir do viés da autorregulação em saúde, poderiam diminuir os casos de DCNTs além de também servir de modelo a outros setores da sociedade. Objetivo: Elaborar uma proposta de promoção da autorregulação em saúde e de práticas de alimentação saudável para estudantes universitários, com base na Teoria Social Cognitiva e no novo Guia Alimentar para a População Brasileira. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, com mapeamento a partir do campo, com elaboração e avaliação de produto educacional interativo, o qual foi desenvolvido durante o presente curso de mestrado profissional. O estudo passou por três fases, as quais foram: 1) grupo focal com estudantes universitários residentes em moradia estudantil, e posterior análise temática dos dados gerados; 2) elaboração do produto educacional com base nos temas gerados pelo grupo focal e convergência teórica com a autorregulação em saúde e alimentação saudável e 3) avaliação do produto educacional por pareceristas especialistas em educação, autorregulação e nutrição. Resultados: Observou-se que a alimentação de todos os estudantes participantes da pesquisa sofreu impactos após o ingresso na universidade. A análise temática do grupo focal constatou dois grandes temas, “Eu Individual” e “Eu Social", e respectivos subtemas. A elaboração do produto educacional resultou na criação de um livro interativo, o qual foi avaliado por quatro especialistas na área da educação, autorregulação e nutrição. Os avaliadores identificaram oportunidades de melhorias no produto educacional, tais como adaptações na linguagem e no conteúdo do livro, que repercutiram para organização de uma proposta mais dialógica e voltada ao contexto dos estudantes. Conclusão: O presente trabalho desenvolveu um livro interativo baseado no conceito de autorregulação, presente na abordagem da Teoria Social Cognitiva, com foco na saúde alimentar, embasado no Guia Alimentar para a População Brasileira. Espera se que o livro, o qual será disponibilizado gratuitamente para o público interessado, possa contribuir para a promoção de estratégias autorregulatórias alimentares, repercutindo na saúde de estudantes universitários.