Navegando por Autor "Souza, Carmem Lisiane Escouto de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Especialização em saúde da família nas modalidades EAD e presencial: Análise do processo de aprendizagem de profissionais que atuam na atenção primária em saúde(2016) Souza, Carmem Lisiane Escouto de; Stein, Airton Tetelbom; Magalhães, Cleidilene RamosO presente estudo situa-se no contexto Educação Permanente em Saúde, ferramenta que tem sido fundamental para provocar transformações nas práticas do trabalho em saúde no contexto brasileiro, em especial na prática da Atenção Primária à Saúde (APS). Neste cenário, a prática da atenção primária em saúde, em especial, a “Saúde da Família”, tem sido utilizada como estratégia prioritária para a organização dos serviços de saúde no país, tendo como desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, visando a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. O objetivo do estudo é analisar o processo de aprendizagem dos participantes de um Curso de Especialização em Saúde da Família, ofertado nas modalidades presencial e a distância. Tal curso, promovido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Associação Hospitalar Moinhos de Vento, ocorreu no período de junho de 2012 a dezembro de 2013. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de Ética da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pelo Comitê de Ética da Associação Hospitalar Moinhos de Vento. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa: questionários, entrevistas individuais e em grupo. Os participantes que iniciaram o curso totalizaram 64 profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros e odontólogos) que atuavam na atenção primária à saúde e tiveram interesse em participar do estudo. Foram percebidas aprendizagens e relações entre os conhecimentos advindos do curso e da prática profissional nas duas modalidades. As implicações educativas são discutidas e analisadas, considerando as especificidades e as diferenças de cada modalidade, uma vez que não foi identificada diferença estatisticamente significativa entre o grupo presencial e o grupo a distância no que se refere ao desempenho acadêmico.