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Navegando por Autor "Somavilla, Rose Andreia"

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    Formação de identidade profissional, símbolos e rituais no trabalho de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais do Rio Grande do Sul
    (2023-11-10) Somavilla, Rose Andreia; Amazarray, Mayte Raya; Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde
    Essa dissertação apresenta um estudo que investigou a formação de processos identificatórios e o contexto simbólico na construção dos significados e sentidos do trabalho de policiais que atuam como operadores especiais (OE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio Grande do Sul, incorporados à tropa nos últimos quatro anos. Essa dissertação apresenta um artigo sobre significados e sentidos do trabalho, transição de identidade, símbolos e rituais para operadores especiais ingressantes no BOPE. Realizou-se um estudo qualitativo, baseado na etnografia, com uso de diário de campo e observação participante, entrevistas individuais semiestruturadas enquanto técnicas de coleta de informações, com 12 policiais incorporados recentemente ao BOPE (2019/2021). Para tratamento de dados, adotou-se análise temática reflexiva, sendo o material empírico compreendido à luz da Psicossociologia do Trabalho. A partir da análise temática, foram produzidos dois temas: “Tornar-se caveira”, com os subtemas tatuagem de caveira; desconstrução do eu-identidade coletiva; e o tema “Sentidos e significados do trabalho dos OE” com os seguintes subtemas: integrar o BOPE; e realização pessoal e profissional, nos quais se evidenciam conteúdos associados à transição para uma nova identidade profissional. Os resultados permitiram entender que, apesar dos momentos de formação em um curso de especialização em operações especiais serem importantes para a profissão de OE, a aprendizagem da função e o processo de construção da identidade coletiva profissional são moldados pela socialização em contexto real de trabalho. Além da experiência que advém da prática profissional no cotidiano do BOPE, contribui decisivamente para o desenvolvimento do compromisso com a profissão, como uma carreira para a vida, e de uma identidade coletiva e atribuindo sentido e significado ao trabalho dos OE. Os estudos com esses grupos especializados têm relevância para os próprios sujeitos, seus gestores e para a sociedade como um todo, que recebe a prestação do serviço público

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