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Navegando por Autor "Schwade, Laura Flach"

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    Mismatch Negativity em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem
    (2019) Schwade, Laura Flach; Zen, Paulo Ricardo Gazzola; Sleifer, Pricila; Rosa, Rafael Fabiano Machado
    Introdução: O Mismatch Negativity (MMN) é uma medida eletrofisiológica da audição que reflete as habilidades de discriminação auditiva e do processamento auditivo central. Objetivos: Analisar os resultados do MMN em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem e comparar os resultados com crianças sem queixas de dificuldades de aprendizagem. Material e Métodos: Estudo transversal e comparativo. A amostra foi composta por 105 crianças de ambos os sexos, com idades entre 8 anos e 11 anos e 11 meses, estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O grupo estudo foi composto por 35 crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem e o controle por 70 crianças sem queixas da mesma. Todas as crianças foram submetidas à audiometria tonal limiar, à audiometria vocal, às medidas de imitância acústica e ao Mismatch Negativity (MMN). Resultados: A média das latências do MMN foi de 213,3ms na orelha direita e de 215,2ms na esquerda no grupo estudo, e de 169,3ms na orelha direita e de 170,4ms na esquerda no grupo controle. A média da latência do MMN foi significativamente maior no grupo estudo em comparação ao controle (p<0,001). A média da amplitude do MMN no grupo estudo foi de 5,76µV na orelha direita e 5,62µV na esquerda, enquanto que no controle foi de 5,01µV na orelha direita e 5,22µV na esquerda. Conclusões: Na amostra estudada, as crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem apresentaram uma média das latências do MMN significativamente maior do que aquelas sem as mesmas queixas.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
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