Navegando por Autor "Schwade, Laura Flach"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Mismatch Negativity em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem(2019) Schwade, Laura Flach; Zen, Paulo Ricardo Gazzola; Sleifer, Pricila; Rosa, Rafael Fabiano MachadoIntrodução: O Mismatch Negativity (MMN) é uma medida eletrofisiológica da audição que reflete as habilidades de discriminação auditiva e do processamento auditivo central. Objetivos: Analisar os resultados do MMN em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem e comparar os resultados com crianças sem queixas de dificuldades de aprendizagem. Material e Métodos: Estudo transversal e comparativo. A amostra foi composta por 105 crianças de ambos os sexos, com idades entre 8 anos e 11 anos e 11 meses, estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O grupo estudo foi composto por 35 crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem e o controle por 70 crianças sem queixas da mesma. Todas as crianças foram submetidas à audiometria tonal limiar, à audiometria vocal, às medidas de imitância acústica e ao Mismatch Negativity (MMN). Resultados: A média das latências do MMN foi de 213,3ms na orelha direita e de 215,2ms na esquerda no grupo estudo, e de 169,3ms na orelha direita e de 170,4ms na esquerda no grupo controle. A média da latência do MMN foi significativamente maior no grupo estudo em comparação ao controle (p<0,001). A média da amplitude do MMN no grupo estudo foi de 5,76µV na orelha direita e 5,62µV na esquerda, enquanto que no controle foi de 5,01µV na orelha direita e 5,22µV na esquerda. Conclusões: Na amostra estudada, as crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem apresentaram uma média das latências do MMN significativamente maior do que aquelas sem as mesmas queixas.