Navegando por Autor "Rosa, Tatiana da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Envolvimento e rotina compartilhada entre família-escola em situações de sucesso escolar(2018) Rosa, Tatiana da; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Magalhães, Cleidilene RamosA qualidade da relação família-escola tem sido apontada como um dos principais preditores do sucesso escolar dos alunos. A família tem o papel de suprir e dar o suporte afetivo necessário a seus membros, e a escola tem o papel de auxiliar na construção dos saberes sistematizados, ou seja, as duas instituições são codependentes na tarefa de socializar e educar as crianças e adolescentes. Embora a relação entre escola-família seja interdependente, na prática ela não tem se estabelecido dessa forma. Por essa razão, muitos estudos apontam as consequências negativas dessa falta de parceria e integração frente à tarefa de educar, como o fracasso escolar e problemas de aprendizagem e de comportamento. No entanto, o sucesso escolar e a relação família-escola são um fenômeno ainda pouco conhecido na realidade brasileira. Tem-se como objetivo deste estudo conhecer como se estabelece a rotina compartilhada e o envolvimento entre família-escola na perspectiva de pais e professores de educandos em situação de sucesso escolar. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo; participaram deste estudo 101 familiares e 12 professores de ensino fundamental I de Escolas Municipais da cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, tendo as seguintes etapas: 1) aplicação do checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola, versões para pais e professores; 2) levantamento dos dados quantitativos. Como produto educativo desta intervenção foi construído um Manual de Boas Práticas para o Sucesso Escolar, que será entregue como devolutiva para as escolas participantes da pesquisa. Esta dissertação é dividida em duas partes: a primeira corresponde ao enquadramento teórico, que aborda, com base na revisão da literatura, a relação família-escola e o sucesso escolar; e a segunda traz os resultados e discussão, que estão apresentados na forma de dois artigos.