Navegando por Autor "Reck, Ana Zilda de Castro"
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Item Materiais de apoio para a transição do cuidado de uma enfermaria pediátrica de um hospital de trauma para a Atenção Primária à Saúde(2025-01-31) Reck, Ana Zilda de Castro; Souza, Aline Correa de; Weis, Alisia Helena; Programa de Pós-Graduação em Saúde da FamíliaIntrodução: A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel central na organização e coordenação do cuidado dentro da rede de atenção à saúde. Para cumprir essa função de forma eficiente, é essencial que a APS conheça o percurso do usuário dentro dessa rede. Considerando que as crianças são uma população particularmente vulnerável e prioritária, a comunicação entre o hospital e a APS sobre o paciente pediátrico internado é essencial para a continuidade ao cuidado. Nesse contexto, a transição do cuidado entre os diferentes serviços de saúde se torna um aspecto crucial. Objetivo: Elaborar materiais de apoio para a transição do cuidado de uma enfermaria pediátrica de trauma para a APS. Método: Trata-se de um estudo metodológico de abordagem qualitativa, composto por duas etapas: (1) pesquisa qualitativa com entrevista com os profissionais; e (2) elaboração de materiais de apoio para a transição do cuidado de uma enfermaria pediátrica de trauma para a APS. Resultados: A transição do cuidado entre a enfermaria pediátrica e a APS não ocorre de forma sistematizada. A principal fragilidade identificada nesse processo é a comunicação entre os serviços. A transição do cuidado foi apontada como um fator crucial para reduzir reinternações e otimizar a recuperação dos pacientes. Como resultado, foram desenvolvidos materiais de apoio para a transição do cuidado de pacientes da enfermaria pediátrica de um hospital de trauma para a APS, incluindo orientações específicas para o manejo de imobilizações na APS. Conclusão: É necessário implementar fluxos e organizar os processos de trabalho para garantir que a transição de cuidado ocorra de forma eficaz entre os serviços envolvidos. Ademais, realizar capacitações específicas sobre o tema, possibilitando que todos os profissionais envolvidos compreendam suas responsabilidades e atuem de maneira alinhada nesse processo.