Navegando por Autor "Puls, Karine Kersting"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendendo a voar: criação de programa de mentoria virtual para profissionais de saúde em áreas rurais.(2024-03-04) Puls, Karine Kersting; Magalhães, Cleidilene Ramos; Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO presente estudo aborda a temática de mentoria para profissionais de saúde em áreas rurais, inserindo-se no contexto da discussão sobre a educação médica e a atuação desses profissionais em áreas rurais. Mundialmente, existe uma defasagem de profissionais de saúde em zonas rurais e remotas. Metade da população mundial vive em áreas rurais, porém, menos de um quarto da força de trabalho médico se encontra nessas áreas. A mentoria tem o intuito de atingir um processo centrado no mentorado, sendo dinâmico e orientado pela relação entre o profissional mais experiente e o que está iniciando sua formação. O objetivo do estudo é analisar a contribuição de um programa de mentoria virtual na formação de profissionais de saúde para atuação em áreas rurais. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem descritiva-analítica. Os dados foram gerados por meio da aplicação de formulários e resultados do planejamento, implementação e avaliação do Programa Mentor Mentee 2.0, além de quatro gravações de encontros síncronos, possibilitando a descrição e análise dos dados gerados na pesquisa. Como resultados, identificou-se motivações para se participar do projeto e percepções pessoais, tanto de mentores quanto de mentorados, a respeito de barreiras e potencialidades do Programa Mentor Mentee 2.0 e suas demandas. O estudo envolveu a elaboração de um produto educacional que foi a criação, avaliação e oferta de um curso de mentoria virtual focado na formação de profissionais para atuação na área de saúde rural. O produto se mostrou relevante uma vez que pensar em estratégias de recrutamento e retenção de profissionais de saúde em áreas rurais segue sendo um desafio global. Através de estratégias como a mentoria, que visa conectar pessoas com experiência a pessoas no início de sua trajetória profissional, o presente estudo identificou a potencialidade do Programa Mentor Mentee no apoio a jovens profissionais de saúde no início de suas jornadas profissionais. Como perspectiva futura, há a intenção de criar um livro sobre mentoria para profissionais de saúde em áreas rurais utilizando como base o material desenvolvido para o Programa Mentor Mentee 2.0, com aprimoramento e melhorias, de acordo com os resultados da pesquisa e atualizações no tema. Esta é uma das estratégias a ser utilizada para a divulgação e repercussão do impacto da dissertação de mestrado para o público envolvido e demais interessados.Item Produto educacional: Mentor Mentee Program(2024) Puls, Karine Kersting; Magalhâes, Cleidilene Ramos; Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Puls, Thiago KerstingO produto educacional desenvolvido, aplicado e avaliado durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado “Aprendendo a voar: criação de programa de mentoria virtual para profissionais de saúde em áreas rurais” do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PPG-EnSau UFCSPA) foi um curso de extensão de mentoria virtual para profissionais de saúde em áreas rurais (Mentor Mentee Program). O curso de mentoria teve como objetivo geral proporcionar fundamentação teórica e reflexão crítica sobre mentoria e saúde rural para profissionais já experientes (que no curso se desenvolveram no papel de mentores) e para profissionais iniciantes e ou em formação (que no curso se desenvolveram como mentees). O curso teve duração de 6 meses - mesmo período do programa - e foi organizado com uma parte teórica e uma parte prática. A parte teórica foi dividida em dois eixos principais: saúde rural e mentoria. A parte prática consistiu na mentoria virtual dos participantes que se inscreverem para serem mentorados no Programa. Este e-book contém informações sobre o planejamento e conteúdo do produto educacional desenvolvido: o curso de mentoria virtual “Mentor Mentee”. O curso de mentoria virtual para profissionais de saúde de áreas rurais Mentor Mentee Program que está hospedado no Moodle Institucional da UFCSPA. O presente documento teve o intuito de compartilhar o planejamento, a organização, avaliação e implementação do curso Mentor Mentee Program como forma de publicizar o conhecimento produzido e, quem sabe, poder subsidiar outros estudos e experiências formativas no tema. Consideramos que a proposta formativa desenvolvida atendeu o seu propósito à medida que pode reunir 15 profissionais de saúde experientes e 24 profissionais em formação, de diferentes partes do mundo: África do Sul, Austrália, Botsuana, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Filipinas, Gana, Guatemala, Ilhas Virgens Britânicas, Índia, Itália, Letônia, México, Nepal, Nigéria, Portugal, Quênia, Reino Unido, Ruanda, Sri Lanka, Sudão e Uganda, em um processo de formação colaborativa e partilhada entre 15 pares de mentores e mentorados e entre 2 grupos de mentorados. Adicionalmente, destaca-se o compromisso da equipe envolvida com, a criação de material ampliado e gratuito no formato de ebook sobre mentoria para profissionais de saúde de áreas rurais, com base nos conteúdos desenvolvidos para o curso e após aprimoramento com as análises dos dados coletados com os participantes do Programa Mentor Mentee 2.0, ou seja, a avaliação pelo público alvo. O produto cumpriu os requisitos, do planejamento, elaboração, execução e avaliação do produto.