Navegando por Autor "Preto, Diogo Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma arquitetura pedagógica para a educação permanente de enfermeiras na modalidade EAD: pré-natal de risco habitual(2018) Preto, Diogo Rocha; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daIntrodução: É fundamental que existam estratégias que introduzam a Educação e a Educação Permanente em Saúde dentro dos ambientes de trabalho. A modalidade de Ensino a Distância (EaD) ocupa este espaço, destacando-se uma vez que as demandas estão cada vez maiores e mais complexas, diminuindo o tempo de profissionais para o Ensino Presencial. Com a Educação Permanente em Saúde e a EaD, surge a necessidade de estratégias pedagógicas e modelos fundamentados para garantia de práticas que possibilitem a transformação nos ambientes de trabalho, oportunizando a criação das Arquiteturas Pedagógicas. A Educação Permanente em Saúde deve condizer com a necessidade do trabalho e dos trabalhadores, e deve proporcionar mudança efetiva nos comportamentos e práticas profissionais, daí a necessidade de alinhar também com as reais competências para a prática profissional. Objetivo: Conceber uma Arquitetura Pedagógica para Educação Permanente de enfermeiras da Atenção Básica na modalidade EaD, com foco em Pré-natal de risco habitual (case definido para o curso). Metodologia: O método de pesquisa adotado foi uma pesquisa-ação, qualitativa e quantitativa. Resultados: Primeiramente, foram mapeadas as Competências para o exercício do Pré-natal de risco habitual, de acordo com a International Confederation of Midwives e o Ministério da Saúde. Após, foi concebida uma Arquitetura Pedagógica e esta foi aplicada. Participaram da elaboração da proposta uma amostra por conveniência de seis enfermeiras, com o mínimo de seis meses de atuação na Atenção Básica e que possuíam prática no Pré-natal em suas Unidades de Saúde. As participantes responderam um questionário inicial e final, além das atividades dos fóruns, que problematizavam a prática (avaliações qualitativas) e também um pré e pós-teste (avaliação quantitativa). A média de acertos no pré-teste foi de 8,33 e no pós-teste foi de 9,67.A principal contribuição desta pesquisa é a elaboração da Arquitetura Pedagógica como uma estratégia na Educação Permanente em Saúde, na realidade daquele município. Em relação às falas, ficou claro que o curso provocou as participantes à discutirem sobre o tema, desta forma, foram encontrados termos relevantes nos questionários iniciais e houveram também nos questionários finais.