Navegando por Autor "Portella, Fernando Freitas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Explorando a relação entre o perfil do aluno e seu desempenho acadêmico na modalidade EAD: análise com base nos dados do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS/UFCSPA(Wagner Wessfll, 2019) Portella, Fernando Freitas; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daO objetivo do presente trabalho foi estudar a relação entre as características do aluno do curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UFCSPA (EspSF) e o desempenho acadêmico. O estudo tem caráter observacional transversal analítico. As análises foram realizadas a partir de dados do curso de EspSF, que é ofertado na modalidade a distância, para médicos, dentistas e enfermeiros. Um total de 4438 alunos realizaram matrícula no curso até 2018, sendo considerados nas análises todos os concluintes até 2018 (n=4219). Para caracterização do desempenho acadêmico no curso foram considerados o estado do aluno ao final do curso, sendo os alunos classificados em: aprovado, reprovado, evadido ou desligado; e a nota final do aluno na atividade de casos complexos. Após uma análise descritiva foram construídos modelos de regressão logística para verificar a associação entre as características dos alunos e o desempenho no curso. A maior parte dos alunos é do gênero feminino (63,7%), brasileiro (63,9%), não é casado (66,9%), faz parte do Programa Mais Médicos (54,5%), formado há menos de um ano (32,0%), nunca havia realizado atividades de educação a distância (72,5%), tem acesso à internet em casa (94,9%) e no trabalho (64,5%), e usa o computador ao menos seis dias da semana (53,4%). Dentre os alunos há 2643 (52,6%) aprovados, 1142 (27,1%) reprovados, 308 (7,3%) evadidos e 126 (3,0%) foram desligados por razões administrativas. Gênero, forma de entrada no curso, curso de graduação, idade no início do curso e a região de atuação profissional estão associados ao aproveitamento no curso e nota nos casos complexos. Baseado no estudo da relação entre as características do aluno e seu desempenho acadêmico no curso, foi possível a construção de um guia com diretrizes para gestores de cursos com características semelhantes, cuja implantação visa otimizar o aproveitamento de alunos em cursos desse tipo.