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Navegando por Autor "Breda, Juliana Zardo"

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    Percepção da gestão e dos professores de um município do interior do Rio Grande do Sul sobre as práticas inclusivas para crianças com transtorno do espectro autista
    (2023-01-16) Breda, Juliana Zardo; Vidor, Deisi Cristina Gollo Marques; Departamento de Fonoaudiologia
    O aumento significativo de diagnósticos de TEA e a necessidade do atendimento de qualidade no processo de inclusão fomentam a necessidade da formação docente continuada. O objetivo deste trabalho é verificar o conhecimento de gestores em educação e dos professores das escolas da rede pública de um pequeno município do interior no Rio Grande do Sul, acerca das características e do atendimento a ser prestado a crianças com TEA em processo de inclusão no ensino regular. A partir desse diagnóstico, também é objetivo deste trabalho propor e avaliar uma ação de extensão que venha a auxiliar os educadores de forma prática por meio da oferta e discussão de conteúdos ligados ao tema e de ferramentas e estratégias específicas de comunicação que possam ser utilizados em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem sob o nº 5.039.864. Por meio da análise das respostas de questionário, verificou-se a necessidade de oferta de oficina de formação sobre desenvolvimento, linguagem, ferramentas auxiliares de comunicação e políticas inclusivas. Verificou-se que houve mudança significativa no conhecimento dos participantes, bem como na sua percepção em relação aos aspectos práticos que envolvem a inclusão de crianças com TEA no ensino regular. A média geral de satisfação dos participantes ficou em 92%. A oficina ofertada permitiu que houvesse mudança significativa no sentimento de capacitação desses profissionais em lidar com situações de inclusão de crianças com TEA.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
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