Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-UFCSPA
  • Autoarquivamento
  • Ajuda
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Brasil, Dayane Degner Ribeiro"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento e avaliação de conteúdo para um curso em ensino a distância sobre cuidado a usuários com transtorno por uso de substâncias
    (2021) Brasil, Dayane Degner Ribeiro; Lacchini, Annie Jeanninne Bisso; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    Título: Desenvolvimento e Avaliação de conteúdo para um curso em ensino a distância sobre cuidados a usuários com Transtorno por Uso de Substâncias. Introdução: O consumo de álcool e outras drogas cresce abruptamente em nosso país. Muitos fatores podem estar relacionados ao desencadeamento do Transtorno por Uso de Substâncias, como questões biológicas, psíquicas e sociais. Acredita-se que o cuidado de enfermagem possa contribuir na reabilitação psicossocial do usuário, possibilitando-o novas perspectivas e projetos de vida. Para tanto, faz-se necessário práticas de educação continuada nos cenários de atuação profissional para maiores reflexões acerca de abordagens terapêuticas e possibilidades de intervenções. Objetivo: Desenvolver e avaliar conteúdo para um curso na modalidade de ensino a distância sobre cuidado a usuários com Transtorno por Uso de Substâncias. Métodos: Trata-se de uma pesquisa aplicada, com base no Design Instrucional Contextualizado. O curso “Cuidados a Usuários com Transtorno por Uso de Substâncias” possui 17 módulos em sua totalidade e será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Neste estudo foram desenvolvidos e avaliados três módulos, “Políticas Públicas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas”, “Uso abusivo de Cocaína e Crack”, e “Redução de Danos no âmbito de Álcool e outras Drogas''. Resultados: Os três módulos do curso, desenvolvidos conforme o Design Instrucional Contextualizado, constituíram-se pelo “programa do módulo”, o “módulo do curso”, utilizando-se de objetos de aprendizagem, como textos, animações, vídeos, e páginas Web, os “materiais de apoio”, contando com artigos, guias e manuais penitentes ao conteúdo; e o “fórum de dúvidas”. Posteriormente, os módulos foram avaliados por dez enfermeiros com atuação em saúde mental, com base na escala para a avaliação da qualidade dos objetos de aprendizagem da área da saúde (Equalis-OAS), com nível de concordância de 92,6%. Conclusões: Os módulos do curso disponibilizados foram considerados adequados pelos sujeitos para a utilização entre profissionais da área da saúde, podendo servir como ferramenta complementar qualificada de estudo para a área de saúde mental com foco no cuidado a usuários com Transtorno por Uso de Substâncias. Produto: Desenvolvimento e avaliação de três módulos para um curso de ensino a distância sobre o cuidado a usuários com Transtorno por Uso de Substâncias. Conforme a classificação da CAPES, o produto se classifica como material didático e curso de formação profissional.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo e
NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação