Navegando por Autor "Bonfanti, Franciele"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Oxygen - Jogo Sério(2023-12-01) Bonfanti, Franciele; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; Sarinho, VictorEnsinar e aprender por meio da ludicidade em sala de aula é uma prática docente muito utilizada e entende-se que isso faz parte da cultura, auxiliando a socialização e integração ao longo da história humana. O uso da ludicidade nas atividades de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve ter objetivos específicos que busquem o desenvolvimento do raciocínio e do conhecimento dos discentes. A literatura mostra que as metodologias ativas, como as práticas pedagógicas lúdicas, colocam o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado, viabilizam maior interação em sala de aula e demandam comprometimento da turma para que todos possam se desenvolver. Além disso, a pandemia evidenciou que eram necessárias mudanças nas metodologias de ensino e aprendizagem, utilizando-se mais das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e das metodologias ativas. O jogo é considerado uma prática lúdica e forma de metodologia ativa, envolvendo um conjunto linguístico que atua dentro do contexto social e pode ser utilizado com sucesso em sala de aula. Jogos que versam sobre temas da área da saúde podem ser aplicados presencialmente com sucesso ou de modo virtual ou híbrido sob forma de jogos sérios, uma abordagem que implica o uso de computadores ou outras TICs com fins educacionais. O jogo sério (Oxygen) tem como objetivo instrumentalizar docentes com possibilidade de aplicação de Jogo Sério sobre sistema respiratório humano para ensino técnico e superior, impulsionando o processo de ensino-aprendizagem. Este jogo contém a estrutura anatômica e fisiológica humana do sistema respiratório, com imagens e personagens. O jogo foi testado por estudantes de ensino técnico de enfermagem no Vale do Taquari/RS. A avaliação do Jogo Sério OXYGEN demonstrou que 100% dos discentes o considerou adequado para uso como recurso de aprendizado, que se divertiram aprendendo, que os problemas a serem solucionados capturaram suas atenções e que recomendariam a sua utilização para os demais colegas. Conclui-se que o Jogo Sério OXYGEN pode ser mais um recurso a ser utilizado para contribuir como instrumento de ensino na saúde para discentes Técnicos de Enfermagem.