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Navegando por Autor "Bernardi, Pedro Henrique Oliveira"

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    Educação Permanente em Saúde nos CAPS AD III: análise dos processos de trabalho e proposta de intervenção
    (2023-04-27) Bernardi, Pedro Henrique Oliveira; Magalhães, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlviada Silva
    Este estudo decorre de um recorte de pesquisa desenvolvida no contexto de um Mestrado Profissional, no qual, foram analisados os processos de trabalho referentes à Educação Permanente em Saúde (EPS) de três Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas III do município de Porto Alegre. Trata-se de uma Pesquisa-ação exploratória e descritiva, com uso do instrumento questionário online, aplicado junto a profissionais de saúde de diferentes núcleos assistenciais. Os dados foram analisados a partir da análise temática. Os resultados encontrados indicam uma compreensão positiva dos profissionais frente a EPS, e apontam atravessamentos nos processos de trabalho, contratualizações de prestação de serviço, no uso de metodologias e formações. Concluímos que apesar dos avanços na temática, há necessidade de promover contratualizações que sejam instituintes do espaço e o reorganizem metodologicamente para uma maior eficácia.
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    Guia para educação permanente em saúde nos CAPS AD III - Elementos e reflexões sobre os processos de trabalho
    (2023) Bernardi, Pedro Henrique Oliveira; Magalhães, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlvia da Silva; Biomedicina
    O produto educacional intitulado Guia para Educação Permanente em Saúde (EPS) nos CAPS AD III: Elementos e reflexões sobre os processos de trabalho da EPS nos serviços de atenção à população usuária de álcool e outras drogas, foi elaborado a partir das análises realizadas dos dados gerados no campo da pesquisa-ação desenvolvida. Objetivou-se responder, por meio de elementos norteadores, as principais questões derivadas dos cinco eixos analisados, sendo eles Educação Permanente em Saúde, Drogas, Modelo Assistencial, Ações e intervenções e Demandas para além da portaria. No desenvolvimento do documento, foram apresentadas questões norteadoras do estudo frente aos processos de ensino e aprendizagem considerando os atravessamentos políticos, pedagógicos e a dimensão e complexidade da clínica das toxicomanias. O guia tem por finalidade contribuir com a Educação Permanente de profissionais de saúde que atuam em CAP AD III ao apresentar fundamentação dos elementos de ordem conceitual, teórica, prática, metodológica ou sistemática, que possam servir de guia e auxílio na resolução dos problemas identificados durante o estudo, Visa ainda subsidiar e facilitar os processos de trabalho dos serviços, podendo, assim, contribuir como um potente recurso formativo para a EPS. O produto foi apresentado, juntamente com a devolutiva dos dados da pesquisa, aos participantes do estudo, com o que espera-se poder estabelecer um diálogos para a construção e colaboração nas EPS nos serviços, onde o egresso continuará transitando, como profissional de saúde ou como supervisor docente.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
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