Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Autor "Amaral, Simone Schneider"
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Item Transformando resíduos de alimentos em moda sustentável: tingimento natural em tecidos com baixo impacto ao meio ambiente e à saúde, inspirando o consumo consciente através do slow fashion(2024-11-26) Dorneles, Leticia Marinho; Cunha, Ana Cristina Borba da; Amaral, Simone Schneider; Química MedicinalOs corantes naturais são utilizados há muito tempo para modificar a coloração de diferentes tipos de fibras têxteis, sendo bastante aplicado no século XIX. Entretanto, a utilização de corantes sintéticos destacou-se na indústria têxtil devido às suas boas propriedades de solidez da coloração em comparação aos corantes naturais, que por sua vez caíram em desuso. No cenário atual, tem surgido uma preocupação ambiental por parte dos consumidores em relação à sustentabilidade dos produtos utilizados, pois sabe-se que os corantes sintéticos são fonte poluidora ao meio ambiente. Desta forma, os corantes naturais têm se destacado por serem uma alternativa mais sustentável. Os resíduos orgânicos, como as cascas de cebola e grãos de feijão preto possuem em sua composição química, compostos fenólicos, como os flavonoides, que são responsáveis por conceder-lhes o seu pigmento característico. No presente trabalho, os resíduos de cebola amarela e roxa, feijão preto e açafrão foram utilizados como corantes naturais para a elaboração de tecnologias sustentáveis de tingimento natural de tecidos de algodão, utilizando como mordentes três tipos principais: cloreto de sódio, acetato de ferro e acetato de cobre, o pH do meio reacional é alterado conforme a metodologia utilizada, podendo ser modificado para ácido, neutro ou básico. Com a combinação distinta desses diferentes tipos de corantes, mordentes e alterando o pH do meio reacional, foi possível obter diferentes resultados com uma gama de colorações e tonalidades. A partir destes resultados, foram realizados dois testes de solidez de cor, o primeiro teste com a escala cinza e o outro teste realizado com a exposição solar. Também foram realizados testes para avaliar a influência da temperatura no processo de tingimento natural, a fim de otimizar as variáveis do processo de tingimento. Acredita-se que os resultados obtidos são novas estratégias de inovação e padronização de metodologias sustentáveis de tingimentos naturais, reduzindo os impactos ambientais por serem menos nocivos ao meio ambiente em comparação com os corantes sintéticos, além de promover a economia circular.Item Uso de modelos moleculares e metodologias ativas no ensino de estereoquímica(2024-11-26) Telichvesky, Daniel; Amaral, Simone Schneider; Almeida, Alexandre do Nascimento; Introíni, Gisele Orlandi; Química MedicinalEste estudo buscou analisar o impacto de modelos moleculares tridimensionais e de metodologias ativas no ensino de estereoquímica ao mesmo tempo em que são trabalhadas diferentes habilidades humanas em disciplinas introdutórias de química orgânica para o curso de Biomedicina. Recorrendo-se à modelagem tridimensional, foi criado um modelo molecular, o qual pode ser produzido pela técnica de fabricação digital de impressão 3D, para tentar facilitar a manipulação visuoespacial de estruturas moleculares; com o mesmo objetivo, foram criados modelos moleculares digitais usando-se programas de visualização molecular, para que então se dividisse a turma (n = 27) em três grupos experimentais para testar estes modelos. Propõe-se aqui uma associação das metodologias ativas de ensino peer instruction e gamificação, visto não apenas seus potenciais como metodologias para desenvolvimento de competências atitudinais, mas também a inovação ao combiná-las, não sendo descrita anteriormente na literatura; essa associação deu-se por meio do jogo “Detetive Química Orgânica UFCSPA”, o qual tem seu progresso estruturado pela peer instruction e é jogado em grupos. Os resultados indicaram melhoria na compreensão dos conceitos da estereoquímica e boa aceitação dos modelos e da metodologia aplicada, mostrando que os modelos e o jogo cumpriram seus papéis de auxiliar no ensino de estereoquímica. Concluímos que as ferramentas disponibilizadas por um laboratório de fabricação digital mostram-se como valiosas aliadas para aprimorar o ensino de conteúdos abstratos e que a integração de modelos e metodologias ativas oferece uma abordagem eficaz para aprimorar a aprendizagem de estereoquímica e desenvolver as competências atitudinais dos estudantes, além de melhorar o engajamento em sala de aula.