Navegando por Autor "Zucatti, Ana Paula Noronha"
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Item Jogos sérios para o desenvolvimento de competências em lideranças de um hospital(2016) Zucatti, Ana Paula Noronha; Flores, Cecilia Dias; Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaIntrodução: A educação de profissionais que atuam em hospitais é fundamental devido à velocidade com que os conhecimentos são atualizados. A Educação a Distância (EaD) tem sido utilizada em práticas educativas, contudo, no desenvolvimento de competências gerenciais, ainda é incipiente no Brasil. O jogo sério pode ser utilizado para a educação simulando situações reais. Objetivo: Analisar a eficácia de um jogo sério utilizado em EaD no desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback em lideranças enfermeiras de um hospital. Método: Trata-se de um estudo exploratório quaseexperimental com abordagem quantitativa. O campo do estudo foi um hospital de atendimento pediátrico localizado em Porto Alegre, RS, sendo a amostra intencional constituída por 29 enfermeiros com liderança formal e informal. Para a coleta de dados utilizou-se três instrumentos: a) questionário de avaliação de liderança, b) jogo sério sobre gestão de conflitos e feedback, e c) avaliação de reação. Resultados: A comparação entre as respostas do questionário e do jogo demonstraram que houve alteração do estilo gerencial dos participantes nas duas dimensões (gestão de conflitos e feedback) durante o jogo. Quando comparados os profissionais que já tiveram cargo de liderança (formal) e os que não tiveram, observou-se associação significativa entre as variáveis experiência formal e estilo gerencial, sugerindo que há relação entre ter experiência em um cargo de liderança e o estilo de liderança relacionado à dimensão solução de conflitos. Quanto à dimensão feedback, os profissionais com e sem experiência apresentaram em sua maioria o mesmo estilo gerencial, demonstrando que, com relação ao feedback, a experiência formal como liderança não gerou diferenças significativas. A avaliação de reação foi positiva, demonstrando satisfação geral dos usuários com o jogo. Conclusão: O jogo sério desenvolvido neste estudo se mostrou eficaz para a identificação e o desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback, necessitando de novos estudos para a avaliação de seus resultados com amostras maiores.