Navegando por Autor "De La Corte, Fernanda Corte"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Seu corpo fala! Você escuta? Percepções de estudantes sobre os impactos de uma intervenção educativa sobre comportamento alimentar e atenção plena(2022-09-30) De La Corte, Fernanda Corte; Raimundo, Fabiana Viegas; Broilo, Mônica Cristina; Departamento de NutriçãoIntrodução: A atenção plena refere-se à capacidade de dirigir a atenção para a experiência como ocorre em cada momento. Comer com atenção plena, é uma tomada de consciência sobre a percepção da comida em relação aos sentidos, com a observação e a conscientização do físico (mastigação, velocidade de consumo dos alimentos na refeição) e das sensações emocionais. Objetivo: Avaliar os impactos de uma intervenção educativa sobre comportamento alimentar e atenção plena com estudantes do ensino fundamental a partir da percepção dos mesmos. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção com análise qualitativa de dados, que foi realizado com os estudantes do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, com idades entre 7 e 14 anos, de uma escola da rede particular de Porto Alegre – RS. A intervenção foi feita em formato de oficinas que abordaram aspectos relacionados ao comportamento alimentar e o estímulo à atenção plena, onde foram discutidos aspectos fisiológicos do processo de fome e saciedade; regulação do apetite e necessidades nutricionais; mastigação, digestão e processo absortivo; e conceitos e técnicas de atenção plena e sua aplicação na alimentação. A avaliação da percepção dos estudantes sobre a intervenção foi realizada a partir de grupos focais. Os dados qualitativos provenientes dos grupos focais, gravados em áudio, foram transcritos e o tratamento e a interpretação dos dados se baseou na análise de conteúdo, utilizando um modelo misto para a definição de categorias analíticas, no qual as categorias tanto são previamente colocadas, como também emergem a partir dos dados coletados. Resultados e Conclusões: O projeto de intervenção possibilitou aos estudantes a importância de conhecer seus processos fisiológicos de fome e saciedade. Verificou-se que é possível alterar as percepções de fome e saciedade por meio da intervenção proposta, possibilitando uma alteração de comportamento alimentar.