Vidor, Deisi Cristina Gollo MarquesOliveira, Giovanna Ketlen Lisboa2024-02-212024-02-212023-11-27https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2659Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreObjetivo: realizar a validação convergente do Protocolo de Avaliação Fonológica Infantil (PAFI-Digital), além de medir a satisfação dos usuários/pacientes, quanto à eficácia e ao engajamento do software. Método: Estudo de campo transversal com coleta de dados, a partir da utilização do instrumento PAFI-Digital. Sua aplicação se dá por meio de um teste de nomeação de figuras, o qual é apresentado às crianças para eliciação na tela do computador. Para dar conta dos objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em três fases, a primeira se dá pela comparação do PAFI-Digital com o protocolo Avaliação Fonológica da Criança (AFC), considerado padrão ouro; a segunda fase compara o PAFI-Digital com a opinião de Juízes e, por fim, a terceira fase avalia a satisfação dos usuários/pacientes com a utilização do protocolo, em comparação com o AFC. Resultados: A comparação entre o PAFI-Digital e o AFC foi avaliada por meio do Teste Kappa e resultou em uma concordância forte; já a concordância entre os juízes e os protocolos foi moderada, indicando falta de preparo dos professores em detectar alterações de fala em seus alunos. A análise da opinião dos alunos submetidos à avaliação fonológica pelos dois protocolos revelou preferência pelo PAFI-Digital, com altos índices de satisfação e eficácia de acordo com os critérios avaliados. Conclusão: De acordo com os resultados, o PAFI-Digital pode ser considerado um protocolo de triagem eficaz que irá auxiliar de maneira fidedigna na detecção de transtornos da falapt-BRAcesso EmbargadoDesenvolvimento da LinguagemFonoaudiologiaEstudo de Validação[en] Language Development[en] Speech, Language and Hearing Sciences[en] Validation StudyValidação de Protocolo de Avaliação Fonológica Infantil (PAFI-Digital)Trabalho de conclusão de graduação