Reppold, Caroline TozziMachado, Flavia Amaral2020-01-082023-10-092020-01-082023-10-092019https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/1133Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.A presente pesquisa teve como objetivo elaborar, validar e normatizar uma bateria de instrumentos composta por escalas destinadas à avaliação das habilidades necessárias no processo de escolarização inicial de crianças de 6 a 8 de idade. Para tanto, cada escala elaborada teve a finalidade de avaliar, de forma independente e dimensional, construtos relativos a três diferentes áreas do desenvolvimento infantil: linguagem, funções executivas e habilidades motoras. A presente Tese é composta por 4 artigos que incluíram uma amostra de 396 alunos de escolas públicas de Porto Alegre com idade de 6 a 8 anos. O primeiro artigo apresentou uma revisão sistemática de literatura nas intervenções em Funções Executivas (FEs) em crianças com dificuldade de aprendizagem, a fim de verificar o modelo e a efetividade das mesmas e os instrumentos utilizados para avaliação. No total, 117 artigos foram identificados. Destes, 7 foram incluídos com base nos critérios de elegibilidade. Todos artigos foram publicados em língua inglesa, a maioria (71,43%) nos últimos 5 anos, sendo os Estados Unidos e o Irã os países com maior número de estudos incluídos. O instrumento mais frequentemente utilizado para a avaliação das FES foi o Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF). Foi encontrada uma variedade de intervenções na presente revisão, organizadas como tarefas lúdicas, sendo que apenas uma era estruturada e registrada de maneira a permitir sua reprodução. As intervenções propostas nos estudos duravam entre 5 e 16 semanas. Os artigos foram avaliados quanto a sua qualidade metodológica, segundo critérios Cochrane para risco de viés. Os principais problemas identificados foram em relação à randomização, cegamento e descrição das perdas/exclusões dos estudos. O segundo artigo descreveu o processo de elaboração do instrumento construído ao longo do Doutorado, denominado Triagem do Desenvolvimento Infantil (TDI). Esse artigo teve como objetivo apresentar o teste, descrever as etapas de sua elaboração e demonstrar suas evidências de validade de conteúdo. Trata-se de uma bateria de rastreio para avaliação do desenvolvimento de crianças na fase inicial da escolarização, composto por 3 testes, que totalizam 81 itens. O Teste de Linguagem é composto por 42 itens relativos à avaliação de consciência fonológica, fluência verbal, escrita, leitura e interpretação de texto. O Teste de Funções Executivas é formado por 23 itens, que envolvem avaliação de flexibilidade cognitiva, memória de trabalho, inibição e processos atencionais. Por fim, o Teste de Habilidades Motoras é composto por 16 itens relativos à avaliação de motricidade fina, motricidade ampla e equilíbrio. O terceiro artigo buscou estimativas de precisão e evidências de validade baseada em variáveis externas do Teste de Linguagem (TDI-L) que compõe a TDI. A análise de fidedignidade do TDI-L, averiguada pelo Alpha de Cronbach, indicou consistência interna aceitável (entre 0,73 e 0,75) para os itens de consciência fonológica; nas tarefas de escrita, leitura e interpretação de texto, a consistência interna obtida variou entre 0,92 e 0,93. Na avaliação das evidências de validade convergente do teste, encontrou-se correlação moderada (r=0,68; p<0,001) do instrumento total em relação à Prova de Cosnciência Fonólogica por Produção Oral (PCFO). Em relação à Prova de Avalição dos Processos de Leitura (PROLEC), verificou-se correlações moderadas e fortes nas tarefas de escrita (r=0,83; p<0,001), leitura (r=0,76; p<0,001) e interpretação de texto (r=0,67; p<0,001). Os dados indicaram que o TDI-L apresentou propriedades psicométricas adequadas e pode ser considerado, para fins de pesquisa, como um instrumento para triagem do desenvolvimento da linguagem infantil. Por fim, foram apresentadas tabelas normativas para a intepretação dos resultados, elaboradas de acordo a idade dos participantes. O quarto artigo expôs os achados referentes à estimativa de precisão e às evidências de validade baseadas em variáveis externas do Teste de Habilidades Motoras (TDI-HM) que compõe a TDI. Os 16 itens que constituem o instrumento obtiveram Alfa de Cronbach = 0,76. Analisadas em separadas as dimensões, os Alfas obtidos foram: Tarefa de motricidade ampla (6 itens) = 0,84; Tarefa de equilíbrio (4 itens) = 0,67; Tarefa de motricidade fina (6 itens) = 0,70. Na comparação do desempenho do dos participantes de acordo com a idade, os resultados indicaram que houve diferença significativa das médias tanto no quociente motor (QM) geral [6 anos: 110,50 (DP 7,86); 7 anos = 100,21(DP 5,57); 8 anos = 89,85 (DP 4,28)], quanto por dimensão. O estudo apresenta ainda tabelas normativas de interpretação dos resultados, estabelecidos de acordo com a idade das crianças e critérios de classificação do desempenho motor, considerando avaliação total e avaliação por dimensão. Mesmo incipientes, os dados do presente estudo demonstram que o TDI-HM pode vir a ser um instrumento elegível, em contexto de pesquisa, para a triagem do desenvolvimento motor na faixa dos 6 aos 8 anos de idade. A análise dos estudos que compõe essa Tese indicou que o TDI apresentou bons parâmetros psicométricos e pode ser considerado um instrumento de triagem qualificado para verificar o desenvolvimento dos domínios da linguagem e da motricidade em crianças de 6 a 8 anos de idade. O propósito principal desta pesquisa foi o de atender a uma das demandas da área da saúde: a disponibilidade de instrumentos que contribuam para a descrição dos padrões típicos do desenvolvimento infantil e, na prática clínica, contribuam para a identificação precoce de atrasos nas áreas da linguagem, da cognição e/ou da motricidade. Os estudos até então apresentados são de relevância científica e social, sobretudo se considerada a escassez de instrumentos disponíveis e o caráter multidisciplinar contemplado na presente Bateria. Outros estudos estão em elaboração com o instrumento em busca de novas evidências de validade para a Bateria e para a elaboração de normas do Teste de Funções Executivas que a compõe.pt-BRAcesso Aberto ImediatoInstrumento de AvaliaçãoDesenvolvimento InfantilLinguagemHabilidades MotorasFunção Executiva[en] Child Development[en] Language[en] Motor Skills[en] Executive FunctionElaboração, validação e normatização de uma bateria multidisciplinar infantilTese