Billig, Johanna DagortYuh Shyuan Chu2025-10-062025-10-062025-07-08https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3400Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as percepções de estudantes e egressos do curso de Fonoaudiologia quanto às suas competências e habilidades para o atendimento fonoaudiológico em contextos multilíngues e multiculturais. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com fonoaudiólogos e estudantes concluintes de cursos de graduação em Fonoaudiologia no território nacional, por meio da aplicação de um questionário on-line. Resultados: Participaram do estudo 18 fonoaudiólogos e 22 formandos. Os participantes indicaram que não se sentiam preparados para atuar em contextos multilíngues e multiculturais, principalmente devido à escassez de instrumentos de avaliação adequados e de conhecimento acerca da natureza da aquisição bilíngue. Conclusão: Foram observados que ambos estudantes e egressos de Fonoaudiologia não se sentiram confiantes com suas habilidades e competências para atuação fonoaudiológica em contextos multilíngues e multiculturais. Os resultados sugerem falhas na formação de fonoaudiólogos e de instrumentos para atender populações multilíngues, mas também indicam temas de interesse em termos de formação continuada e desenvolvimento profissional para a população de fonoaudiólogos.pt-BRAcesso Aberto ImediatoFonoaudiologiaMultilinguismoDiversidade CulturalLínguas AdicionaisDesenvolvimento da Linguagem[en] Speech-Language Pathology[en] Multilingualism[en] Cultural Diversity[en] Additional Languages[en] Language DevelopmentPercepções de estudantes e egressos de Fonoaudiologia sobre sua formação e suas competências e habilidades para o atendimento fonoaudiológico em contextos multilíngues e multiculturaisTrabalho de conclusão de graduação