Caregnato, Rita Catalina AquinoNagel, Mônica Vanessa Ochôa da Silva2025-01-082025-01-082020https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3130Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: diante da necessidade da inclusão transversal do tema sobre segurança do paciente nas disciplinas do currículo da graduação de Enfermagem, metodologias ativas podem aprimorar o processo e oferecer práticas mais construtivas e contextualizadas sobre o tema. Objetivo: desenvolver materiais didáticos para abordagem da segurança do paciente com aplicação de metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Método: intervenção educativa, fundamentada no design instrucional, aplicada em uma disciplina da graduação em Enfermagem, de uma Universidade Federal de Porto Alegre. Para apoiar o ensino-aprendizagem dos acadêmicos do 5º semestre foram desenvolvidos materiais didáticos, utilizando metodologias ativas para abordar o tema de segurança do paciente, em uma disciplina sobre a assistência de Enfermagem ao paciente clínico/cirúrgico, adulto e idoso, ocorrida no primeiro semestre de 2019. Resultados: materiais didáticos foram desenvolvidos fundamentados nas seis metas de segurança do paciente e implementados em seis aulas. Os temas abordados foram: prevenção de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (IRAS); cirurgia segura; identificação do paciente; comunicação efetiva; segurança com medicamentos; prevenção de quedas e lesão por pressão. Utilizou-se jogos educacionais, recursos didáticos digitais e vídeos. Realizou-se simulação clínica, com elaboração, implementação e validação de quatro cenários sobre a assistência de enfermagem perioperatória, com ênfase nos aspectos de segurança. Para a avaliação das habilidades clínicas dos acadêmicos foi realizado o exame clínico objetivo estruturado (OSCE). A avaliação dos alunos ocorreu antes e depois das intervenções educativas e, feedback sobre a percepção do conteúdo e efetividade das metodologias ativas. Conclusões/Produtos: os materiais didáticos desenvolvidos foram quatro cenários de simulação sobre a assistência de enfermagem perioperatória, com ênfase nos aspectos de segurança; jogo educacional sobre IRAS; uma matriz de construção e aplicação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE), com duas estações sobre prevenção de IRAS, comunicação efetiva e segurança com medicamentos. Os cenários foram validados por especialistas e docentes da instituição, a partir da Escala do Design da Simulação. E um E-book sobre experiências com metodologias ativas aplicadas na Enfermagem foi organizado.pt-BRAcesso EmbargadoAprendizagem Baseada em ProblemasSimulação de PacienteEducação em EnfermagemMateriais de EnsinoSegurança do Paciente[en] Problem-Based Learning[en] Patient Simulation[en] Education, Nursing[en] Teaching Materials[en] Patient SafetyMetodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: materiais didáticos para abordagem da segurança do pacienteDissertação